Como pedir a reaplicação do Enem 2020 em caso de Covid-19?
Como uma das medidas para prevenir mais infecções causadas pelo novo coronavírus, o MEC disponibilizou uma nova aplicação do exame. Veja como solicitar.
Os candidatos que vão fazer o Enem 2020 e estão com covid-19, ou qualquer outra doença infectocontagiosa, podem solicitar a reaplicação da prova, que está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro. O participante deve comunicar na Página do Participante a sua condição.
Para pedir a reaplicação do exame, o estudante deve inserir um documento que alegue a doença. No comprovante, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), a assinatura do médico e o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Dentre as doenças, estão: influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, e covid-19.
Sobre os estudantes que sentirem os sintomas na véspera da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que os mesmos não deverão comparecer. “Em casos como esses, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição”, diz a autarquia.
Quem tiver problemas como falta de energia elétrica, por exemplo, poderá também pedir a reaplicação na Página do Participante.
Protocolos de segurança
Nos locais de prova terá álcool em gel, além do uso obrigatório de máscaras, que serão verificadas pelos fiscais. Quem se recusar a utilizar a proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, será eliminado do exame, exceto em casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.
A ocupação das salas será de 50% da capacidade máxima. Quem é do grupo de risco ficará em salas com no máximo 25% da capacidade máxima. Os portões estarão abertos 30 minutos antes do previsto, para evitar qualquer tipo de aglomeração no local das provas.
Veja também:
- Inep não pretende adiar novamente o Enem 2020
- Resolve Sim – Plataforma online e gratuita para estudar para o Enem 2020
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.