Conheça as 14 doenças que garantem aposentadoria por invalidez do INSS
Quando os sinais de doenças impedem de forma total e permanente sua capacidade de trabalhar, é possível ter direito à aposentadoria por invalidez no INSS!
É comum ter que ir trabalhar mesmo com sinais de doenças físicas e emocionais. Porém, quando estes sinais te impedem de forma total e permanente sua capacidade laboral, é possível ter direito à aposentadoria por invalidez do INSS. Esse é um benefício destinado às pessoas que, por algum motivo de saúde, estão definitivamente incapacitadas de trabalhar.
Leia mais: Tabela do Imposto de Renda: última correção ocorreu em 2015
Doenças que garantem aposentadoria por invalidez
Não existe de fato uma lista definitiva de doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez. Entretanto, existe um rol de doenças graves que, conforme a lei estabelece, não precisam do requisito da carência do INSS.
Logo, caso a pessoa tenha alguma dessas doenças graves a seguir, não é necessário realizar os 12 pagamentos mensais ao INSS para ter direito à aposentadoria por incapacidade permanente. Veja:
- Tuberculose ativa;
- Hanseníase (lepra);
- Alienação mental;
- Câncer (neoplasia maligna);
- Cegueira;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Cardiopatia grave;
- Mal de Parkinson;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Nefropatia grave;
- Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
- Síndrome da Imunodeficiência Adquirida — AIDS;
- Contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada;
- Hepatopatia grave.
Só essas doenças têm direito?
Apesar desse rol de doenças dispensar o requisito da carência no INSS, não são apenas elas que garantem o direito à aposentadoria por invalidez. Além dessas doenças citadas, ter sofrido algum acidente, no trabalho ou não, que te deixe incapacitado de forma permanente e que não te possibilite a reabilitação, pode gerar direito a esse benefício.
Como conseguir a aposentadoria por invalidez?
Apesar de ser um benefício popular, existem detalhes que o tornam mais complexo. Por exemplo, não basta apenas estar doente para garantir a aposentadoria. Além de tudo que já foi citado, é necessário, ainda, que a doença impeça o trabalhador de exercer qualquer outro cargo ou profissão. Veja todas as regras para conseguir a aposentadoria por invalidez:
- Ter a incapacidade total e permanente comprovada na perícia médica;
- Ter a qualidade de segurado;
- Cumprir a carência mínima de 12 meses.
Quanto a essa última regra, na teoria, para ter direito à aposentadoria por invalidez, é necessário ter realizado, pelo menos, 12 pagamentos mensais para o INSS, antes do início da incapacidade permanente. Porém, existem 3 exceções nas quais você não precisará cumprir o requisito da carência no INSS, confira:
- Quando ocorrer acidente ou doença de trabalho;
- No caso de acidente de qualquer natureza;
- Quando o trabalhador for acometido por alguma das doenças graves prevista em lei, que isentam a carência.
Comentários estão fechados.