Consumir 1.200 ovos por mês pode fazer mal à saúde? Veja o que dizem especialistas
Recentemente, a famosa modelo de fisiculturismo Gracyanne Barbosa viralizou ao afirmar que come 1.200 ovos por mês. Mas, isso é realmente saudável?
A discussão sobre os riscos da dieta da Gracyanne Barbosa agitou a web depois de a musa fitness comentar que come 1.200 ovos por mês. Entre comentários surpresos e muitas dúvidas, especialistas responderam se essa dieta rigorosa faz mal à saúde!
Famosa pelo shape e pela rotina de musculação, Gracyanne disse em uma entrevista à Glamour que consome oito ovos por refeição! “Eu amo de verdade e até sinto falta quando não tem em alguma alimentação”, disse.
Para ela, essa dieta atende aos seus objetivos e ela já está acostumada com o estilo de alimentação saudável que prioriza sua rotina intensa de exercícios físicos. Mesmo assim, essa forma restrita de se alimentar chamou a atenção das pessoas.
(Foto: divulgação)
O nutrólogo Dr. Artur Campos comentou que a ingestão de determinados nutrientes têm uma indicação média de consumo nas recomendações da Dietary Reference Intakes, que são valores de referência para a ingestão de nutrientes.
Nesse caso, o consumo diário de ovos deve ser de até dois ovos, de acordo com algumas organizações de saúde.
“Algumas sociedades, como a de cardiologia, consideram o consumo máximo de colesterol equivalente a 300 mg, o que contemplaria o máximo de dois ovos por dia, tendo em vista que cada ovo inteiro (gema e clara) tem em média 180 mg de colesterol”, explicou Campos ao portal de notícias QG.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
Consumo equilibrado de ovos na dieta
Apesar de ser a indicação, as análises ainda não conseguem determinar se quem come mais do que a média de ovos tem uma chance maior de ter algum risco cardiovascular, como AVC ou infarto miocárdico.
De todo modo, as pesquisas apontam que o colesterol “ruim” pode provocar sérios riscos cardiovasculares. Logo, as pessoas devem observar os níveis de colesterol que são consumidos, assim como a fonte alimentar.
Por isso, o consumo diário de ovos não fará mal à saúde, mas as pessoas podem tomar algumas medidas, como comer apenas a clara quando a quantidade ultrapassar a média de dois ovos por dia, já que a clara é um alimento sem colesterol.
Os ovos são fontes de proteína, vitaminas B2, B12, D, A e nutrientes essenciais, portanto, devem ser parte da dieta. Mas a chave para uma alimentação saudável é a diversidade e o equilíbrio.
Em vez de se concentrar em quantidades extremamente elevadas de um único alimento, a recomendação médica é de criar um plano alimentar que inclua uma ampla variedade de alimentos nutritivos.
Comentários estão fechados.