Cultura do Peru – Resumo, características, curiosidades, costumes

O país é historicamente marcado pela culinária surpreendente e artesanato têxtil muito belo. Conheça mais sobre a cultura e tradições peruanas.

O Peru tem como nome oficial “República do Peru”, sendo este um país litorâneo, localizado na América do Sul e faz fronteira com o Equador, Colômbia, Brasil, Bolívia e Chile.

Seu território possui marcas e realizações de civilizações históricas, como a antiga civilização Caral, considerada a civilização mais antiga das Américas.

Além disso, o Peru foi alvo de invasões de colonizadores espanhóis no século XVI. Com isso, apenas em 1821 o povo peruano conseguiu proclamar independência da Europa.

Assim, nota-se a que essa região, bem como o povo que ali vive, possuem grande riqueza histórica e influência de outros povos. Veja os principais aspectos da cultura do Peru.

Cultura do Peru

A cultura local está ligada e enraizada às tradições indígenas e civilizatórias antigas. Entretanto, no passado diferentes povos viveram nessas terras, como:

Assim, diferentes características e culturas foram fonte de influência para esses povos locais. Na parte da arquitetura, os incas se destacaram por suas habilidades em criar monumentos e civilizações.

Além disso, o turismo está fortemente ligado à visitas a esses territórios e aos museus e monumentos, que transmitem e representam a cultura e carga histórica local.

Já a gastronomia peruana abrange principalmente influências da culinária indígena e espanhola, mas também influência africana, árabes, italianas, chinesas e japonesas.

Culinária do Peru

Culinária Peruana - Ceviche
Ceviche

A gastronomia do Peru é considerada bastante singular e marcante. O país foi considerado por diversas vezes como o melhor destino culinários do mundo. Isso se dá pelo fato das preparações típicas com iguarias locais, trazendo uma identidade nacional.

Além disso, o Peru possui uma amplitude territorial e variedades de climas e altitudes. Consequentemente, essas características corroboram para suas variedades de ingredientes e pratos.

Esta pluralidade inclui batatas, milho, arroz, pimenta, pescados e muitas outras iguarias com sabores típicos.  Alguns dos tipos de proteínas recorridas por eles para complementar a dieta à base de batatas e milho são as carnes de porquinho da índia, de lhama, vaca e frutos do mar.

O prato que não poderia ficar de fora, sendo considerado patrimônio cultural da nação, é famoso ceviche. Ele é feito com fatias de peixe cru, marinado no molho de limão, batata doce, milho e pimenta.

Os anticuchos também são muito famosos na cultura peruana. Eles são espetinhos com molho de pimenta com carne de lhama, servidos em uma vara de cana-de-açúcar.

Outro prato típico são as pachamancas, nome que significa pote de terra, em quéchua, língua inca. Este prato é um cozido de carnes e legumes, preparado dentro de um buraco na terra.

Assim, o prato utiliza de iguarias locais e chicha de jora, bebida fermentada sagrada, pré-cozidas no fogo comum. Após isso,  elas são depositadas acima de uma fogueira de eucalipto feita dentro do buraco na terra, terminando o cozimento.

Turismo no Peru

Turismo Peru - Machu Piccho
Machu Piccho

Em decorrência do forte passado indígena do Peru, existem muitos cenários históricos referentes a esse período e alguns outros criados para exaltação e lembrança.

Assim, o país possui igrejas, sítios arqueológicos, monumentos históricos e a misteriosa cidadela de Machu Picchu. Somado a isso, existem museus que contam a história dos povos pré-colombianos do Peru, do período de domínio europeu, entre outros.

Entretanto, o Peru não possui apenas cenários históricos. Pode-se notar e explorar como turismo a arte local e a arquitetura impressionante de muitos lugares. Além disso, o cinema e o teatro se tornaram essência no país, junto às galerias de arte moderna e históricas, excelentes representantes da cultura local.

Artesanato peruano

Artesanato e tecido peruano

O artesanato peruano é bem marcante e famoso. Isso acontece pois o artesanato está ligado à criação têxtil histórica, com cores alegres e vibrantes. As peças são feitas com lã de lhama ou de alpacas, com uma produção artesanal impressionante.

O tecido dessas lãs são transformados nos tradicionais ponchos, gorros, mantas, redes, chapéus, sapatos, casacos, entre outros itens.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More