Machu Picchu

Machu Picchu é um monumento inca construído no Peru por volta do século XV. Esse local só foi redescoberto em 1911.


Machu Picchu é um monumento inca descoberto no início do século XX. Também chamado de “cidade perdida dos incas”, Machu Picchu é um sítio arqueológico no Peru. É considerado um dos locais mais misteriosos da América Latina. Alguns estudiosos apontam que ele foi finalizado no século XV.

Esse monumento permite conhecer as técnicas e os conhecimentos de engenharia e arquitetura do Império Inca.

Em 1983 foi declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Localização de Machu Picchu

A localização de Machu Picchu está situada na Cordilheira do Andes, no alto de uma montanha, a mais de 2 mil metros acima do nível do mar. A cidade importante mais próxima é Cusco.

Mapa do Peru e localização de Machu Picchu.

História

Segundo alguns pesquisadores, Machu Picchu foi construída em meados do século XV, a mando do imperador Pachacutéc. Sua construção é feita em grande parte por pedras.

A sociedade inca possuía uma grande religiosidade, por isso, acredita-se que o local para a construção da cidade foi escolhido por ter uma altitude expressiva que permitia que o povo inca ficasse mais próximo dos deuses. A disposição e organização do local era planejado para a passagem do deus Sol.

A cidade era formada por praças, templos, santuários, cemitérios, casas e aquedutos, além de ter um bom espaço para a agricultura. Isso mostra que era uma sociedade com grande capacidade, pois todos esse locais eram construídos de forma organizada entre as montanhas.

Com a invasão europeia no continente americano, a cidade permaneceu intocada pois era de difícil acesso. Nesse sentido, Machu Picchu não foi encontrada pelos colonizadores.

Entretanto, é importante salientar que a civilização Inca que se fixava em outros locais foi aniquilada pelos colonizadores. O local foi redescoberto pelo norte-americano Hiram Bingham (1875-1956), no ano de 1911.

Curiosidades sobre Machu Picchu

  • O Intihuatana (relógio de Sol) é um dos elementos mais sagrados de Machu Picchu.
  • As pedras eram os principais elementos para a construção do Império Inca.
  • Machu Picchu foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno por meio de votação e análise de especialistas.
  • Grande parte dos artefatos históricos encontrados em Machu Picchu foram levados para o exterior, principalmente Estados Unidos.
  • Somente 30% do local está em sua estrutura original.

Saiba mais em: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More