Geografia da Bahia

A Bahia é o quinto maior estado do Brasil em território, e o maior da Região Nordeste. Descubra agora tudo sobre a geografia da Bahia.

0

O estado da Bahia está localizado na região nordeste do Brasil, sendo o estado mais populoso de sua região. Assim como também é o quinto maior estado brasileiro em extensão territorial, ocupando uma área de 567.692.669 km².

Além disso, a Bahia também é o estado com maior número de divisas com outros estados. Isso porque ela faz divisa com Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe ao Norte, Espirito Salto e Minas Gerais ao Sul. Bem como com Goiás e Tocantins ao Oeste, e ao Leste temos o Oceano Atlântico.

Sendo assim, a capital da Bahia é Salvador. O estado conta com outras cidades de importância para sua economia, como Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista.

Clima

O clima do estado é o semiárido. Desta forma, no interior da Bahia predomina o clima quente e seco, com lonas secas. Entretanto, no litoral o clima é o tropical, quente e úmido.

Vegetação

O bioma predominante na Bahia é a caatinga. Sendo assim, ele pode ser encontrado na região norte do país, nas áreas da Serra do Espinhaço e na depressão do São Francisco.

Por outro lado, existe ainda o bioma cerrado no estado, localizado na região oeste da Bahia, Já no sudeste do estado temos a floresta tropical úmida.

Relevo

A região litorânea da Bahia é formada por planícies, assim como na região central. Enquanto nas regiões norte e oeste é predominante a depressão. Sendo assim, o ponto mais alto do estado é o Pico do Barbado, com 2.033 metros de altura.

O rio de maior importância para o estado é o São Francisco. Isso porque ele cruza a Bahia do sul para o norte. Apesar disso, existem outros rios importantes para o estado, como o Carinhanha, Rio de Contas, Paraguaçu, dentre outros.

Além disso, o estado possui a maior reentrância da costa litorânea do Brasil. Estamos falando da Baía de Todos os Santos, com 1.052 km², onde estão localizadas 56 ilhas.

Nela deságuam vários rios de importância para o estado, inclusive o Rio Paraguaçu, o maior rio baiano.

Recursos naturais

No estado da Bahia as principais atividades voltadas aos recursos naturais são a extração de cobre, ouro, prata, barita, chumbo, urânio, manganês, sal-gema, dentre outros.

Problemas Ambientais

O estado, assim como todos os outros, enfrenta também sérios problemas ambientais. Tais como o desmatamento, a erosão do solo, a poluição dos rios e a poluição do ar, em especial em Salvador.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.