Explore a variedade de linguiças existentes e faça a escolha certa no mercado

Antes de ir às compras, saiba que você tem um leque de opções de linguiça para escolher. Escolha a melhor alternativa para a sua refeição!

Engana-se quem pensa que todas as linguiças são iguais! Se você está na indecisão ao escolher qual tipo de linguiça levar para casa, é hora de esclarecer todas as suas dúvidas.

O professor Dawilson Fonte, que ministra o curso de gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi, revela quais são os segredos de cada linguiça disponível no mercado.

A linguiça, um tipo de embutido extremamente consumido, é produzida a partir de várias carnes, sendo a suína uma das mais populares.

Geralmente, são embutidos em tripas, sejam de origem animal ou sintética, com o propósito de conservar o alimento. A partir de agora, saiba qual escolher para a sua refeição!

Tipos de linguiça e a diferença entre elas

Paio

É um exemplo de linguiça que combina carne suína e bovina. É embutida em tripas naturais ou artificiais comestíveis e passa por um processo de cura, além de ser aplicada ao calor e à defumação.

Morcela

Variedade de linguiça que envolve o uso de tripas de porco ou carneiro. Seu recheio consiste em sangue coagulado e diversas especiarias.

Independentemente do local de fabricação, a morcela mantém uma uniformidade nos ingredientes utilizados e no processo de preparação.

Chorizo argentino

Trata-se de uma variante de linguiça feita a partir da carne de porco picada e marinada com temperos, incluindo o colorau, que confere a cor característica do produto.

Apesar do nome, o chouriço argentino tem origem espanhola. No entanto, a adição da páprica, que proporciona o sabor e o toque diferenciado, só ocorreu após a sua introdução nas Américas.

(Imagem: divulgação)

Linguiça calabresa

Uma opção feita exclusivamente com a carne suína, ela passa por um processo de cura. Seu sabor distintivo é caracterizado pela presença da pimenta-calabresa, o que dá um sabor picante.

Linguiça toscana

A linguiça toscana é produzida a partir da combinação de carne suína e gordura suína, podendo ser descrita como curada e crua.

Linguiça portuguesa

Esta é elaborada utilizando apenas carne de porco, que passa pelo processo de cura e é exposta ao calor com defumação. Geralmente tem um formato semelhante ao de uma ferradura e se destaca pelo sabor evidente de alho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.