Brasão da República

O Brasão da República é um dos símbolos nacionais, feito junto a produção da Bandeira Nacional. Com isso, ele pode ser trabalhado em sala de aula. Confira!

0

O Brasão funciona como um símbolo criado com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades regiões e nações. Com isso, o Brasil possui um Brasão da República, funcionando como um dos quatro símbolos oficiais da nação, funcionando como representação nacional

O que é o Brasão da República

O Brasão foi aprovado pelo primeiro presidente do Brasil, Manuel Deodoro da Fonseca, idealizado pelo engenheiro Artur Zauer e desenhado por Luís Gruder. 

Além disso, o Brasão da República, é chamado na verdade de Armas Nacionais ou Brasão Nacional. Esse símbolo representa a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foi criado na mesma data da Bandeira Nacional, após a independência do Brasil.

O Brasão é de uso obrigatório nos edifícios dos três poderes dos governos federal, estaduais e municipais. Somado a isso, também é obrigatório nos quartéis militares e policiais e nos papéis oficiais de nível federal, como convites, publicações, etc.

Representação

O Brasão é representado com um escudo circular azul-celeste sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. Ao centro está a constelação Cruzeiro do Sul, com um círculo de estrelas pratas e a borda de ouro. Ao seu redor está uma coroa formada por um ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro.

Brasão da República

 Tudo isso está disposto no escudo que está sobre uma espada. Ao punho da espada estão faixas com as frases “República Federativa do Brasil” e embaixo “15 de novembro” na direita e “de 1889” na esquerda. 

Como pode ser utilizado em sala de aula

O Brasão Nacional pode ser usado em sala de aula para introduzir aos alunos os símbolos nacionais, que são quatro: a Bandeira Nacional, o Brasão de Armas e o Hino.

 Assim, o aluno terá noção dos símbolos, como também conhecimento sobre o patriotismo, respeito e valorização, que são trabalhados junto ao Brasão e seus significados. 

Durante o feriado em comemoração à Proclamação da República – 15 de Novembro, surge a oportunidade de apresentar o símbolo e levar aprendizado a mais para ser trabalhado nesse momento.

Além disso, o aluno irá se familiarizar com as cores nacionais oficiais, podendo ser trabalhadas com desenho e a pintura.

Desenho do Brasão da República ilustrado

O Brasão, como dito anteriormente, é composto pelas cores nacionais, sendo elas: o verde e o amarelo, associadas ao azul e branco. Veja:

Desenho do Brasão da República para colorir

Com isso, pode-se usar o Brasão em sala de aula para ajudar na associação das cores e proporcionar o conhecimento do símbolo. Assim, disponibilizamos uma ilustração para colorir e trabalhar com as cores nacionais.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.