Dicas de como cuidar de Lírio-da-Paz em casa

Confira as dicas e aprenda a cultivar essa planta imponente que exige apenas alguns cuidados básicos.

O Lírio-da-Paz chama atenção pela beleza de suas folhas e de suas flores brancas, tanto que se trata de uma das plantas mais comuns de se cultivar no Brasil. Muitas pessoas, porém, não sabem de todos os cuidados que a planta exige do seu cultivador, e por isso ela pode acabar morrendo facilmente.

Leia também: Tenha lindas lavandas em casa: Saiba como cultivar essa planta poderosa

Essa planta, que pertence à família Araceae, depende de alguns cuidados básicos para que cresça de maneira saudável. Saiba então como cuidar de Lírios-da-Paz, desde o plantio até as manutenções do dia a dia, aqui no Escola Educação!

Cuidados no plantio

Os cuidados do plantio são essenciais para o desenvolvimento de qualquer planta, e o Lírio-da-Paz não é uma exceção. Para plantá-la, assegure um espaço maior que o torrão da muda, além de adicionar pedriscos ou areias para melhor drenagem no vaso.

Uma recomendação de especialistas é misturar terra vegetal, terra comum e areia de construção na proporção 1: 1: 1. Essa mistura irá proporcionar um solo mais rico, pois o uso de húmus de minhoca vai garantir uma maior fertilidade. Também não se esqueça de centralizar a muda e deixá-la no nível do solo.

Ambiente

Os cuidados com o ambiente são referentes à iluminação dessa planta. Nesse caso, o ideal é que ela seja cultivada à meia sombra, podendo ser em ambientes com certa claridade, mas sem contato direto com o sol. Na natureza, o Lírio-da-Paz costuma crescer debaixo das árvores, o que explica sua predileção pelas sombras.

(Leia “Veja quais plantas para criar em lugares com pouco sol” clicando aqui).

Cuidados com a Rega

A rega do Lírio-da-Paz leva o seguinte critério: o solo deve ser úmido, mas não encharcado. Para tanto, você pode regar sua planta de duas a três vezes por semana, sempre observando o período/estação do ano em que se dá essa rega. Em dias quentes, borrifadas de água em suas folhas são muito bem-vindas!

Poda

A pode não é proibida no período de floração dos Lírios-da-Paz. Pelo contrário, esse procedimento ajuda bastante na saúde e vigor da planta. Você pode arrancar flores mortas ou aquelas que estão mais amareladas e murchando. Por fim, para fazer a poda, use uma tesoura higienizada e corte todo o ramo o mais perto do solo possível, certo?

Agora não tem mais desculpas para ter essa planta linda em casa! Então, gostou da dica? No site Escola Educação, você encontra mais conteúdos como esse que irão te ajudar nos mais variados assuntos. Acesse aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More