Dinâmica do Abraço: Fortalecendo Laços Entre os Participantes

O abraço é um ato que estreita os laços entre equipes. Por isso, dinâmicas do abraço fazem sucesso em reuniões, cursos, treinamentos, sala de aulas, encontros e formações.

0

Apesar de parecer um gesto simples, o abraço é uma ação capaz de estabelecer relações íntimas e saudáveis entre as pessoas. Além disso, estudos comprovam que o ato de abraçar alguém traz muitos benefícios para a saúde, devido ao aumento dos níveis de oxitocina. Tal substância reduz os estados de estresse e ansiedade, aumentando a sensação de felicidade e bem-estar.

Trata-se de um laço único de confiança, apreço e respeito por nós e pela pessoa abraçada, sendo então um dos símbolos universais de amizade, carinho e afeto.

Dentro disso, esse pequeno ato pode ser aplicado em reuniões, cursos, treinamentos, sala de aulas, encontros e formações, como um poderoso mecanismo para ajudar a estreitar os laços entre os participantes.

Veja a seguir algumas opções de dinâmicas do abraço para estreitar laços entre equipes.

1 Abraço coletivo

Abraço coletivo

Em um local espaçoso, forme uma roda com todos os participantes. Chame as pessoas uma a uma para entrar no círculo e de modo que todas ganham um abraço coletivo.
Dessa forma, ao final da dinâmica, haverá a transmissão de uma alta energia, de modo que todos se sentirão acolhidos e queridos. Uma sugestão é colocar uma música animada para melhorar ainda mais o clima da reunião.

2 Abraço positivo

Abraço positivo

Com uma música calma e relaxante, o líder deve induzir os participantes a pensar em sentimentos e emoções positivas, conectando-se com o seu melhor.
Depois, o líder deve pedir para que todos troquem abraços e falem uma palavra positiva a seus colegas. Dessa forma, todos se sentirão bem consigo mesmos e com os outros.

3 11 abraços

11 abraços

Com uma música agitada, reúna papeizinhos com números de 1 a 11, o qual será escrito 11 tipos de abraço e 11 músicas animadas. Para realização da dinâmica, os participantes deverão fazer um círculo, de modo que a caixa com os papeizinhos seja passada de mão em mão, enquanto a música estiver tocando. No momento em que a música parar, a pessoa que estiver com a caixa na mão pegará uma ficha contendo o tipo de abraço a ser dado pelo participante.

Recomenda-se que para pequenos grupos, a pessoa que tirar o cartão poderá escolher quem irá abraçar. No caso de grupos com mais de 20 participantes, o ideal é sortear a pessoa que será abraçada, de modo a estimular o contato com novas pessoas e fazer com que todos sejam escolhidos.

Tipos de abraços:

  • Abraço de urso – bem apertado, ergue o amigo do chão;
  • Abraço de lado – ficam os amigos lado a lado e se abraçam;
  • Abraço pelas costas – o amigo abraça o outro pelas costas;
  • Abraço do fundo do coração – é aquele com carinho;
  • Abraço zen – encostar as palmas das mãos um no outro;
  • Abraço sanduíche – escolher dois amigos e um fica no meio para o abraço;
  • Abraço em grupo – todos os participantes se abraçam uns aos outros formando um grande círculo;
  • Abraço de rosto colado – encostar o rosto no amigo e abraçar;
  • Abraço clássico – abraçam-se normalmente;
  • Abraço relâmpago – um abraço rápido;
  • Toque extra – tapinhas nas costas

4 A cor do abraço

A cor do abraço

Corte pequenos papéis em formato de coração escrito “branco”. Em círculo, distribua esses papéis a todos os participantes. Você deverá explicar que vai citar diversas cores, de modo que quem tiver a cor levante e dê um abraço no colega que tema mesma cor. Porém, os participantes não sabem que todos possuem a mesma cor. Assim, ficam esperando dizer a cor que esta em seu papel. Vá falando várias cores: amarelo, azul escuro, vermelho, rosa, e nada de ninguém se levantar. No momento em que você falar branco, todos deverão abraçar uns aos outros, de forma que ninguém fique sem abraço.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.