Discriminante
O discriminante é um dos termos que compõem a fórmula de Bhaskara. Aprenda como utilizá-lo para saber sobre as raízes de uma equação do 2° grau.
O discriminante é o famoso delta que calculamos quando vamos resolver uma equação do 2° grau utilizando a fórmula de Bhaskara.
Os valores de são as constantes da equação da forma . Após substituir esses valores na expressão do discriminante e obter o valor de delta, calculamos as raízes da equação a partir da seguinte fórmula:
Outra funcionalidade do discriminante é que, mesmo antes de aplicar a fórmula de Bhaskara, ele nos permite saber se a equação do 2° grau possui ou não raízes e, no caso de possuir, se elas são iguais ou diferentes.
Raízes de uma equação do 2° grau
A partir do valor do discriminante, podemos ter três situações diferentes em relação às raízes ou soluções de uma equação do 2° grau.
1º caso) → Possui duas raízes reais diferentes.
Quando calculamos delta e o valor obtido é um número positivo, isso significa que a equação do 2° grau possui duas raízes reais e que, além disso, elas são diferentes.
2° caso) → Possui duas raízes reais iguais.
Se o valor de delta for igual a 0, então a equação do 2° grau também possui duas raízes reais, mas diferente do caso anterior, aqui elas são iguais.
3° caso) → Não possui raízes reais.
Quando o valor de delta é negativo, significa que não existem raízes reais para a equação do 2° grau.
Observe que na fórmula de Bhaskara delta aparece sob um radical, , e como não existe raiz quadrada de um número negativo dentro do conjunto dos reais, não existem também soluções reais para a equação.
Você também pode se interessar:
- Soma e produto
- Inequações – Primeiro e segundo grau
- Exercícios de função do primeiro grau (função afim)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.