Diverticulite

Essa é uma inflamação das paredes internas do intestino que causa muitas dores e inchaços abdominais. Continue lendo para saber tudo sobre ela!

A diverticulite é uma inflamação intestinal que causa dores abdominais, inchaço e muitos gases. Essa inflamação tem tratamento e as lesões não evoluem para quadros cancerígenos como muitos pensam.

O que é diverticulite?

A diverticulite é uma inflamação que ocorre nas paredes internas do intestino. Nelas são formadas bolsas e quistos de tamanhos variados e salientes que são chamados de divertículos e, quando eles se rompem, causam essa inflamação.

Diverticulite - Pequenas bolsas nas paredes do intestino
Diverticulite – Pequenas bolsas nas paredes do intestino

Causas da diverticulite

As causas da formação dos divertículos ainda não são totalmente esclarecidas pela ciência. Mas acredita-se que dietas com poucas fibras possam favorecer o aparecimento deles.

Esse tipo de dieta causa constipação intestinal e é necessário um esforço maior para evacuar o que pode provocar lesões nas paredes internas do intestino e causar a formação das bolsas.

As pessoas com mais de 40 anos ou que sejam sedentárias, com obesidade e/ou que sejam fumantes estão mais propensas a ter diverticulite.

Sintomas da diverticulite

Os sintomas mais comuns da diverticulite são as dores e os inchaços abdominais. Ela também pode causar sensibilidade na parte baixa do abdômen, gases e em casos mais graves, o paciente pode apresentar febre, calafrios, náuseas, falta de apetite e sangue nas fezes.

É importante ressaltar que uma pessoa pode ter divertículos, mas não possuírem a inflamação, por isso, elas costumam ser assintomáticas. Nesse caso, elas podem ser diagnosticadas em um exame de colonoscopia.

Tratamento da diverticulite

O tratamento da diverticulite pode variar de acordo com a gravidade do caso. Nos casos mais simples, adotar hábitos de vida saudáveis com dieta equilibrada e maior ingestão de água já serão suficientes para melhorar a inflamação.

Nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de antibióticos e até tratamento cirúrgico para cauterizar as feridas causadas pelo rompimento dos divertículos.

No momento de crise da diverticulite, os sintomas podem ser aliviados com o uso de bolsas de água quente, analgésicos e alimentação leve, baseada em líquidos.

A diverticulite tem cura?

A diverticulite costuma responder bem aos tratamentos e podem ser controladas com hábitos de vida saudáveis.

Os episódios de inflamação podem ter reincidências em alguns casos, mas uma alimentação equilibrada e ingestão adequada de água costuma ser eficaz para evitar essa inflamação.

Veja também:

 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.