Controle dos sonhos: a posição que você dorme causa pesadelos?
Você já notou se tem determinados sonhos quando dorme em uma posição específica? Um pesquisador foi atrás dos dados para saber a relação.
Quem nunca acordou de um sonho tão vívido que passou o dia inteiro pensando nele? Mas você já se perguntou se a posição em que você dorme pode influenciar os sonhos que tem? É um tema que desperta curiosidade.
Veja também: O que comer antes de dormir para acelerar o ganho muscular
Matt Berical, fundador da Van Winkle’s, notou algo curioso: suas noites agitadas geralmente terminavam com ele olhando para a direita. Já sua namorada contava sobre pesadelos depois de acordar virada para a esquerda. Então, isso o levou a mergulhar em estudos sobre o assunto.
A posição de dormir influencia nos sonhos?
No mundo dos sonhos, nem sempre 1 + 1 é igual a 2. Primeiro, um estudo de 2004 envolveu 45 homens e 18 mulheres que foram instruídos a dormir de um lado ou do outro. Desse modo, eles preencheram um questionário chamado Pittsburgh Sleep Quality Index, que busca compreender a qualidade do sono.
Os resultados foram intrigantes: apenas 14,6% dos que dormiram do lado direito relataram pesadelos, contra 40,9% dos que dormiram do lado esquerdo. Além disso, os dorminhocos do lado direito relataram mais sonhos com sentimentos de segurança ou alívio. Contudo, curiosamente, tiveram um sono de pior qualidade do que aqueles que dormiram do lado esquerdo.
Existe uma conexão real?
Agora, vamos falar sobre outro estudo que Berical encontrou, datado de 2012. Esse estudo analisou as posições de dormir e os sonhos de mais de 670 estudantes. E o que ele descobriu? Aqueles que dormiam de bruços tinham sonhos mais positivos e vívidos. Ou seja, até envolviam temas como “sexo”, “ser incapaz de se mover”, “ser amarrado” ou “ser trancado”.
O pesquisador por trás desse estudo, Calvin Kai-Ching Yu, fez uma observação: o cérebro durante o sono não está totalmente separado do mundo externo. Dessa forma, segundo ele, o “cérebro inconsciente dos sonhadores tenta fazer sentido e até mesmo fazer uso de estímulos externos”.
O que se concluiu
E o que Berical conclui com tudo isso? Ele sugere que a posição de dormir pode, sim, influenciar nossos sonhos. Ou seja, isso faz sentido, considerando que a forma como dormimos influencia nossa saúde de várias maneiras. Mas se a posição de dormir afeta diretamente os sonhos, aí já é outra conversa.
Desse modo, a verdade é que pesadelos acontecem com todo mundo, e fatores como estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental podem ser gatilhos. Logo, talvez dormir em uma posição desconfortável também possa causar desconforto nos sonhos. Mas, no fim das contas, é provável que o que vivemos durante o dia é que realmente dita a qualidade dos nossos sonhos.
Comentários estão fechados.