Educação brasileira ganha reconhecimento e 5 escolas são finalistas de prêmio internacional de educação
O prêmio World’s Best School Prizes reconhece o trabalho de escolas que transformam suas comunidades e oferecem novos horizontes aos alunos
Escolas brasileiras são finalistas do World’s Best School Prizes em 2023, um prêmio de educação que reconhece os projetos escolares que transformam vidas e desenvolvem cidadãos.
As escolas brasileiras conseguiram se destacar entre mais de 1.200 escolas do mundo todo e, agora, concorrem a mais de US$ 250 mil (mais de R$ 1,2 milhão) que serão distribuídos entre as vencedoras.
O Brasil é um dos países com mais representantes na etapa final, ao lado da Índia, que também tem cinco escolas. O Reino Unido tem uma posição de destaque, com seis escolas selecionadas.
De acordo com a premiação, o objetivo é celebrar escolas que fazem a diferença no mundo. Assim, definiram cinco categorias diferentes. São elas:
- Ação Ambiental;
- Apoio à Vida Saudável;
- Colaboração Comunitária;
- Inovação;
- Superação de Adversidades.
As escolas que representam o Brasil são de São Paulo, Ceará e Minas Gerais. Cada uma criou uma forma de melhorar a vida dos alunos e construir um papel importante em suas comunidades, promovendo educação e progresso social.
Conheça as 5 escolas brasileiras no prêmio World’s Best School Prizes
Escola Municipal Professor Edson Pisani
Concorrendo na categoria “Colaboração Comunitária”, a Escola Edson Pisani, situada em Belo Horizonte, Minas Gerais, tem um projeto educacional que mobiliza alunos, moradores, famílias e políticos locais para debater, planejar e coordenar atividades e melhorias nas comunidades locais, como o Aglomerado da Serra.
Com projetos de arquitetura, assistência jurídica, sustentabilidade e qualidade de vida, a escola conseguiu unir pessoas e mobilizar recursos para todos.
Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves
A Escola de Carnaubal, Ceará, está participando da seleção “Apoio à Vida Saudável”. O seu papel social e educacional foi pensado, principalmente, durante a pandemia. Nesse período, muitos estudantes precisavam de apoio emocional.
Assim, foi desenvolvido o projeto “Apoie um Estudante”, para conscientizar a população sobre questões de saúde mental e oferecer estrutura de apoio para estudantes vulneráveis. O projeto ainda está em andamento e o resultado da iniciativa tem sido melhor desempenho escolar, autoestima e bem-estar.
Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Jaime Tomaz de Aquino
Na categoria “Ação Ambiental”, temos a Escola Pública de Ensino Médio Jaime Tomaz de Aquino, situada em Beberibe, Ceará. O destaque da escola é o envolvimento com as iniciativas de desenvolvimento sustentável. Desde 2019, a escola participa do Programa Selo Escola Sustentável, projeto governamental que combina educação, qualidade de vida e ações ambientais.
São abordados no currículo escolar: a conscientização de resíduos, a preservação da natureza, o uso consciente de energia, as tecnologias renováveis e aulas em ambientes de reciclagem de garrafas PET.
Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos
Por apresentar ações voltadas ao meio ambiente, à comunidade e à saúde, a escola pública de Jundiaí, em São Paulo, conquistou a vaga para a categoria “Apoio à Vida Saudável”.
Entre as principais ações da escola de ensino infantil, Profª Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos, temos: o atendimento à população em vulnerabilidade, uso consciente de água e energia, aulas de compostagem, manutenção de uma horta própria para inspirar os alunos e o incentivo ao plantio de hortas orgânicas nas casas das famílias.
Camino School
Única escola particular da lista, a Camino School fica em São Paulo e participa da categoria “Inovação”. Com uma proposta de ensino trilíngue (português, inglês e espanhol), a instituição não segue o modelo de aulas tradicionais, promovendo o desenvolvimento socioemocional e acreditando na aprendizagem e experiência. Além disso, cerca de 25% dos alunos são bolsistas.
A sua metodologia inovadora cria a oportunidade de educar os alunos para o mundo real, através de seus questionamentos e vivências práticas sobre diferentes conhecimentos.
Comentários estão fechados.