7 Brincadeiras na piscina que podem ser praticadas por toda a família

Praticar atividades na piscina pode ser uma ótima forma de entreter as crianças.


Seja no verão ou nas férias, muitas famílias escolhem passar um tempo na piscina para se refrescar e ver se a prática de natação ainda está em dia. Mas você sabia que esse espaço também pode ser utilizado como palco para diversas brincadeiras que vão entreter a criançada?

As brincadeiras na piscina são boas opções para promover bastante contato entre os familiares e colocar todo mundo para brincar.

Entretanto, é preciso ter cautela: esse tipo de atividade exige muito cuidado e supervisão contínua de um adulto.

Confira a seguir uma lista de brincadeiras na piscina. Ótimas opções para serem trabalhadas durante os períodos de calor.

Garrafa invisível

Para fazer esta brincadeira na piscina, encha uma garrafa PET transparente com água e coloque as crianças de costa para você.

Em seguida, jogue o objeto dentro da piscina para que as crianças comecem a procura. A garrafa vai se camuflar lá dentro, tornando a caça ainda mais empolgante.

Marco Polo

Esta é uma das brincadeiras de piscina mais famosas. Ela consiste em escolher quem vai ser o “caçador”, que vai ter os olhos vendados e deve ir atrás dos outros participantes.

Para saber onde encontrar, ele vai gritar “Marco”, e os outros devem obrigatoriamente responder “Polo”. Quem for pego primeiro vira o caçador. Nessa atividade, os pequenos vão treinar agilidade, equilíbrio e o nado.

Tubarão na piscina

Brincadeiras na piscina

O tubarão na piscina é uma espécie de pega-pega aquático. Funciona da seguinte forma: a criança que for escolhida como tubarão vai poder utilizar alguns apetrechos para que fique mais veloz, podendo ser boias, espaguetes ou demais objetos.

As outras crianças podem sair da piscina por, no máximo, cinco segundos, embora o tubarão fique restrito à piscina e deve capturar apenas dentro dela. Quem for pego primeiro, será o próximo tubarão.

Travessia maluca

Esta brincadeira vai exigir bastante fôlego das crianças. Para jogar, reúna os pequenos e determine um percurso que deve ser completado por eles.

O trajeto pode envolver atravessar a piscina nadando em estilos variados, dar voltas nela, procurar um objeto no fundo, entre outros. Ganha a competição quem cumprir todas as etapas primeiro.

A travessia maluca é uma brincadeira de piscina que se assemelha a uma gincana, promovendo treino de nado, agilidade, concentração e respiração.

Corrida submarina

Esta brincadeira de piscina pode parecer simples, mas é uma ótima atividade para manter as crianças entretidas. O objetivo do exercício é ver quem consegue nadar por mais tempo e em uma maior distância debaixo d’água.

Para tornar ainda mais desafiador, deixe a criatividade rolar solta e incremente alguns obstáculos na brincadeira, por exemplo: limite os movimentos das crianças, permitindo que o nado aconteça apenas com as pernas.

Caça ao tesouro

Para fazer esta brincadeira, junte diversos objetos que afundem na água, jogue-os na piscina e estabeleça um tempo.

A missão das crianças vai ser reunir as peças uma de cada vez e colocá-las dentro de um balde ou na borda da piscina. Ao final do prazo estabelecido, quem tiver juntado mais tesouros é o vencedor.

Aqui, as crianças vão treinar a respiração, fôlego, mergulho e nado.

Vôlei aquático

Brincadeiras na piscina - Vôlei aquático
Brincadeiras na piscina – Vôlei aquático

Também chamado de biribol, o vôlei aquático é praticado por duas ou mais pessoas e você vai precisar de dois objetos para essa brincadeira na piscina: rede e bola.

Os dois times ficam em lados opostos da piscina e começam a jogar como uma partida regular, mas sem deixar a bola tocar na água. Quando isso acontecer, a equipe adversária ganha um ponto.

Essa atividade emocionante estimula a agilidade, respiração e concentração.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More