Brincadeiras ao ar livre – 8 sugestões de atividades ao ar livre para crianças

Brincadeiras ao ar livre são ótimas para respirar novos ares e buscar estímulos que a natureza proporciona. Confira!


O ambiente interno pode ser o mais utilizado para brincar com crianças por focar os pequenos em um espaço controlado. Porém, as brincadeiras ao ar livre permitem novas sensações, sentimentos e opções que favorecem diversas habilidades.

Brincadeiras são importantes na educação infantil uma vez que, além da oportunidade de socialização, também oferecem exercício físico, desenvolvimento de atenção, paciência, respeito e coordenação motora.

Para se inspirar na hora de planejar brincadeiras ao ar livre, confira essa lista!

1. Caça ao tesouro

Caça ao tesouro
Brincadeiras ao ar livre – Caça ao tesouro

Essa brincadeira demanda raciocínio, logo, é uma ótima alternativa para desenvolver essa habilidade.

Prepare um tesouro como uma bola ou um chocolate em algum ponto escondido ao ar livre. Então, desenvolva dicas que indicam o passo a passo que levará as crianças ao tesouro.

Entregue a primeira dica e deixe que encontrem o prêmio. Além disso, a caça pode ser feita individualmente ou em grupos.

2. Bolha de sabão gigante

Bolha de sabão
Brincadeiras ao ar livre – Bolha de sabão gigante

Prepare em um balde uma mistura de água com sabão. Em seguida, pegue um fio de barbante de um metro e amarre um círculo. Para criar as bolhas gigantes, basta amarrar dois paus em cada ponta do círculo e colocar o fio na água.

Ao levantar o fio, segurando os paus, leve o círculo para um lado, deixando o ar entrar e formas uma bolha gigante.

3. Pintura

Pintura
Brincadeiras ao ar livre – Pintura

Separe em uma área de fácil limpeza tinta, giz, pincéis e formas divertidas. Então, em uma cartolina grande, deixe que as crianças usem da criatividade para pintar um lindo mural. Assim, a natureza do ambiente muitas vezes serve de inspiração.

4. Pular corda

Brincadeiras ao ar livre – Pular corda

Essa brincadeira clássica demanda uma corda e duas pessoas para segurar as pontas, caso a brincadeira seja em grupo. Se optar por cordas individuais, tente desafiar as crianças a seguir um ritmo ou inovar nos pulos.

5. Corrida de saco

Corrida de saco
Brincadeiras ao ar livre – Corrida de saco

Com um saco de verduras, coloque os participantes em fila. Em seguida, dê a largada para que pulem com os sacos até a chegada. Essa brincadeira sempre causa boas risadas!

6. Guerra de balão de água

Guerra de balão de água
Brincadeiras ao ar livre – Guerra de balão de água

Em um dia quente, brincadeiras com água são ótimas alternativas. Encha balões pequenos com água e deposite-os em um balde. Posicione o balde, peça que as crianças peguem alguns balões e iniciem a guerra!

7. Cabo de guerra

Cabo de guerra
Brincadeiras ao ar livre – Cabo de guerra

Separe as crianças em dois times iguais. A corda utilizada para pular também pode ser aplicada no cabo de guerra.

Dessa forma, amarre um pano no meio da corda e desenhe uma linha no chão. Se o pano ultrapassar a linha, o time que puxou mais forte ganha.

8. Amarelinha

Amarelinha
Brincadeiras ao ar livre – Amarelinha

Outro clássico presente nas memórias de milhões de crianças, a amarelinha demanda somente uma calçada e giz. Desenhe o formato tradicional ou inove e peça que a criança pule de formas diferentes até chegar ao final.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More