Importante sítio arqueológico é encontrado ‘por acaso’ em MT
Cerca de 200 pessoas estavam em busca de ouro em Colniza, no interior do Mato Grosso. Porém, o tesouro encontrado foi outro: um sítio arqueológico inédito.
Na última terça-feira, 30 de maio, aconteceu um fato inusitado em Colniza, interior do Mato Grosso. Um grupo de cerca de 200 pessoas que originalmente estavam em busca de ouro e realizava escavações acabou encontrando um sítio arqueológico, que inclusive foi reconhecido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra).
Para a surpresa de todos, a busca por ouro resultou, na verdade, na descoberta de objetos ancestrais, incluindo louças antigas e outros artefatos produzidos por uma civilização antiga que habitou a região central do Brasil há milhares de anos. Os objetos encontrados ainda não foram analisados e seguiram para análise de especialistas.
Como se deu a descoberta?
No domingo, 28 de maio, um boato começou a circular no interior de Mato Grosso. Trabalhadores que asfaltavam estradas da região de Colniza encontraram uma espécie de pedra dourada e sugeriram que poderia ser fragmento de ouro. Interessados em uma maior descoberta, decidiram investigar mais a fundo.
A notícia se espalhou rapidamente entre os 40 mil habitantes da cidade, gerando grande expectativa. Imediatamente isolaram uma área de aproximadamente 500 metros para a fiscalização e, então, iniciaram-se as buscas pelo ouro.
No entanto, em vez de pepitas, encontraram os referidos artefatos históricos, que podem ser até mais valiosos que o ouro supostamente existente no lugar.
A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) informou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi acionado e será responsável por lidar com os materiais encontrados no local da escavação em Colniza.
Comentários estão fechados.