Encilhamento

O Encilhamento foi uma política econômica que visava melhorar a economia do Brasil.

O que foi o Encilhamento? O Encilhamento foi uma política econômica adotada em um período crítico da economia brasileira que ocorreu ainda na Primeira República (1889-1930), no governo provisório de Marechal Deodoro da Fonseca.

Nessa fase, Rui Barbosa ocupou o cargo de Ministro da Fazenda. Seu objetivo era impulsionar a economia do Brasil, estimulando a industrialização e modernização do país.

No entanto, tal medida foi a responsável por gerar uma intensa crise econômica no cenário nacional.

Encilhamento – Contexto histórico

Logo após a proclamação da República, Rui Barbosa foi nomeado Ministro da Fazenda, responsável por melhorar as finanças do Brasil.

Influenciado pelo sistema bancário dos Estados Unidos, o então Ministro implementou uma política econômica focada na emissão de créditos monetários.

A primeira medida foi permitir que os bancos dos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro concedessem créditos aos indivíduos (barões, fazendeiros, comerciantes, etc) que tinham interesse de investir na economia do país por meio da industrialização.

Tal ação foi tomada sem se preocupar como os empréstimos seriam pagos, pois o poder público não contava com a falência de alguns dos seus devedores.

Assim, visando estimular o desenvolvimento econômico do Brasil, que ainda possuía uma estrutura econômica considerada ultrapassada, baseada nas plantações de café e em um arcaico sistema financeiro, Rui Barbosa focou no desenvolvimento de novos negócios e na industrialização do país.

Outra medida foi aumentar a emissão de dinheiro, já que o mercado consumidor tenderia a crescer com o fim da escravidão e o consequente aumento do número de trabalhadores assalariados.

Essa política econômica adotada por Rui Barbosa ficou conhecida como Encilhamento.

Para conseguir liberar o enorme volume de empréstimos, o governo teve que injetar dinheiro na economia do país, fato que gerou:

  • Desvalorização da moeda
  • Alta na inflação
  • Aumento da dívida externa e dos juros
  • Diminuição dos salários
  • Aumento do desemprego
  • Falências
  • Especulação financeira

A obtenção de crédito gerou um certo crescimento econômico, no entanto, facilitou atos criminosos.

Investidores compravam ações a baixo custo e quando valorizavam, as revendiam com um alto valor. Sendo assim, o lucro fácil piorou a situação econômica nacional.

O efeito de comprar as ações e revende-las desorganizou a economia brasileira. A partir de então a crise é sentida e Rui Barbosa se demite em 1891, deixando as finanças do país em péssimo estado.

A política do Encilhamento só foi apaziguada no governo de Campos Sales (1898-1902).

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.