Entenda o motivo da rigidez dos colégios japoneses sobre cortes de cabelo

Valores conservadores enraizados podem ser o principal motivo para a regra ainda ser mantida.

Apesar das esperanças de que as autoridades escolares aboliram as regras rígidas que regem como os alunos devem se vestir e parecer, os especialistas temem que valores profundamente arraigados levem tempo para serem superados. Embora as regras rígidas das escolas japonesas sejam conhecidas no mundo todo, muitas pessoas não sabem o porquê delas existirem.

Se você quiser saber mais sobre o motivo pelo qual há rigidez no estilo de corte de cabelo nas escolas japonesas, é só continuar lendo este artigo.

Leia mais: Bill Gates: Confira como o prodígio da informática está contribuindo para um mundo melhor

Entenda o motivo pelo qual há padrões rígidos do estilo do corte de cabelo dos estudantes japoneses

No mesmo dia, um processo legal e um artigo muito crítico em um jornal colocaram à mostra as regras rígidas que regem os penteados dos alunos japoneses do ensino médio. Um homem de 20 anos da costa sul do Japão anunciou que vai apelar da recusa de um tribunal em fornecer-lhe uma compensação simbólica de um iene por um trote que ele alega ter ocorrido enquanto ele era estudante em uma escola japonesa, a Seiseiko High School de Kumamoto

O estudante disse ao tribunal que ficou deprimido e abandonou a escola depois de ser obrigado a raspar a cabeça como parte de um “costume” em um clube esportivo da instituição em que ingressou em 2017. No mesmo dia, o jornal Mainichi alegou que um professor “arrancou” o cabelo de uma menina de 16 anos depois de repreendê-la por não usá-lo na tonalidade escura obrigatória.

Foto: Canva.

 

A jovem disse ao jornal que os produtos químicos em uma piscina onde ela era uma nadadora regular fizeram com que seu cabelo desbotasse significativamente para uma cor marrom escura. Desde então, a jovem foi diagnosticada com um transtorno de ansiedade e chegou a faltar 2 semanas de aula.

Qual o motivo para a rigidez do estilo de cabelo?

Nos últimos anos, houve uma reação contra leis que muitas pessoas consideram mesquinhas e desnecessariamente restritivas, levando muitas instituições a afrouxar gradualmente alguns requisitos.

Muitas regras, no entanto, ainda existem, e os oponentes argumentam que elas são uma relíquia de um período passado, como é o caso da obrigatoriedade de determinado estilo de cabelo. Alguns especialistas ainda dizem que esse traço nas escolas japonesas se deve à época em que o militarismo atuava de forma incisiva na educação das crianças.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.