Epiderme vegetal
A epiderme vegetal é o tecido de revestimento das plantas. Esse tecido se origina do meristema apical chamado de protoderme.
A epiderme vegetal é o tecido de revestimento das plantas. Esse tecido se origina do meristema apical chamado de protoderme, que é constituído de células vivas, justapostas e organizadas em uma única camada.
Em alguns casos, podem ocorrer divisões periclinais (paralelas à superfície) e fazer com que a epiderme possua mais de uma camada, formando uma epiderme múltipla.
As células epidérmicas podem apresentar cloroplastos dependendo do órgão analisado. Elas possuem muitos vacúolos e podem assumir diversas formas, mas a maioria é tubular e posicionadas uma ao lado da outra, sem deixar espaços intercelulares.
A face externa da epiderme, geralmente, apresenta cutícula ou cera, camadas compostas de lipídios que evitam a perda excessiva de água e formam uma barreira de proteção para a planta.
Função da epiderme
A principal função da epiderme vegetal é revestir e proteger todo o corpo das plantas, evitando a perda de água e a entrada de agentes patogênicos, por exemplo.
Ela também apresenta funções específicas em cada órgão, nas folhas a células especializadas da epiderme são responsáveis por trocas gasosas, já nas raízes, a epiderme auxilia a absorção de água e sais minerais.
Apêndices da epiderme vegetal
- Pelos radiculares ou absorventes: prolongamentos das células da epiderme da raiz que aumentam a superfície de absorção de água e sais minerais da planta.
- Tricomas: projeções da epiderme que estão presentes na parte aérea da planta e possui funções diversas, entre elas a proteção das plantas.
- Acúleos: formações da epiderme que se soltam facilmente dela. Apesar de ser semelhante a olho nu, os acúleos são diferentes dos espinhos que são, na verdade, folhas modificadas.
Veja também:
- Histologia vegetal – Meristemas e tecidos
- Caule – Órgãos vegetativos em plantas
- Folhas – Órgãos vegetativos em plantas
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.