Especialista de Harvard aponta 3 frases que os pais JAMAIS devem dizer a seus filhos pequenos
Você deseja criar filhos emocionalmente inteligentes? Então nunca pronuncie essas frases na direção deles. Em vez delas, diga outras coisas.
Se o seu objetivo é criar filhos emocionalmente inteligentes, saiba que é importante agir de maneiras, digamos, específicas com eles.
Segundo uma neuropsicóloga que se formou em Harvard, existem algumas frases, por exemplo, que podem literalmente travar o desenvolvimento da inteligência emocional nos pequenos.
Por isso, pensando em te ajudar, trouxemos algumas dessas frases a seguir e indicamos o que você deve fazer para evitar pronunciá-las, trazendo, inclusive, o que você deve dizer no lugar delas. Acompanhe!
‘Você não me escuta’
Existem algumas crianças que têm dificuldades sensoriais, e, para lidar com isso, é necessário entender o que a criança está sentindo, qual sua dificuldade ou se tem algum incômodo.
Entendendo isso, é possível encontrar uma solução para o problema e evitar frustração. Os pais precisam ouvir as necessidades dos filhos.
Por isso, em vez de dizer que eles não te escutam, você pode considerar fazer a seguinte pergunta: “Eu escutei você?”
O cérebro das crianças passa por um processo de formação para explorar o mundo e criar autonomia em sua identidade. Por isso, é importante que os pais não queiram apenas a obediência dos filhos, mas também desejem gerar uma conexão.
Isso mostra que você se importa com o que ele sente e está disposto a ouvir sobre suas reais necessidades.
‘Você não tem um bom desempenho’
Nosso cérebro se programa para se destacar onde e quando puder, por isso, as crianças ainda têm certa dificuldade nisso, e isso não significa que elas não estão se esforçando para ter um bom desempenho, mas sim porque não conseguem.
A grande questão não é estar ou não motivado, mas sim alinhar as expectativas dos pais com as capacidades que os pequenos apresentam.
Em vez de dizer isso, você pode se esforçar para saber onde o seu filho mais tem habilidade e como ele se motiva e, então, apostar nessas atividades.
‘Você não me respeita’
É muito comum que pais acabem tirando conclusões precipitadas sobre os filhos por conta dos comportamentos que eles expõem, baseado em inseguranças que os próprios pais têm.
Pais de adolescentes costumam dizer que o filho não os respeita, principalmente em algumas questões mais pontuais como na hora de fazer as atividades escolares.
Mas, assim que um diálogo é estabelecido, é possível ver o quanto a criança o respeita e também se pode entender se existe alguma dificuldade sobre aquela situação.
Por isso, no lugar de dizer que seu filho não te respeita, prefira uma forma mais inteligente de lidar com isso, perguntando o que ele sente, quais são as suas necessidades e explicar que você está disposto a ouvir o que ele tem a dizer sem julgamento.
Comentários estão fechados.