Estas 2 bebidas são consideradas as melhores amigas do seu intestino
O ideal é tê-las sempre à disposição para garantir boa digestão e regularidade intestinal.
O bom funcionamento do intestino é indispensável para a saúde geral do organismo e, nesse aspecto, certas bebidas têm um papel essencial na promoção da saúde intestinal, auxiliando na digestão, absorção de nutrientes e manutenção do equilíbrio da flora intestinal.
Uma alimentação adequada, rica em fibras, vitaminas e minerais, também é imprescindível para manter o intestino saudável.
Substâncias como probióticos têm ganhado destaque por seus benefícios significativos para o sistema digestivo. Trata-se de micro-organismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro.
Eles ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, melhoram a digestão e fortalecem o sistema imunológico.
Por falar em bebidas que fazem bem ao intestino, em probióticos e substâncias que ajudam a manter a saúde intestinal, duas bebidas específicas vêm à mente.
Elas são consideradas por muitos como as “melhores amigas do intestino” e podem ser consumidas todos os dias. Ou seja, é sempre bom tê-las por perto. Saiba quais são a seguir!
1. Kombucha
Bebida contém os famosos lactobacilos vivos – Imagem: reprodução
A kombucha é uma bebida fermentada feita a partir do chá preto ou verde, açúcar e uma colônia de bactérias e leveduras chamada SCOBY (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast – “cultura simbiótica de bactérias e leveduras”, em português).
Durante o processo de fermentação, a SCOBY consome o açúcar, produzindo ácidos orgânicos, vitaminas e enzimas benéficas para o intestino.
A kombucha também é rica em probióticos, os chamados lactobacilos vivos, que ajudam a melhorar a digestão, reduzir inflamações e fortalecer o sistema imunológico.
Tal composição garante propriedades desintoxicantes e antioxidantes à bebida, que não tem contraindicações para a maioria das pessoas.
É possível encontrar a kombucha em lojas de produtos naturais. Já a SCOBY, que nem sempre vem com a bebida, pode ser conseguida em sites e lojas especializadas onde pode ser pega de graça.
2. Kefir
Kefir é produzido com fermentação de grãos de kefir e leite ou água adoçada – Imagem: reprodução
O kefir é outra bebida fermentada, feita a partir do leite ou da água adoçada, com grãos de kefir, tal combinação gera bactérias e leveduras.
Em sua versão de leite, a bebida também é rica em probióticos, além de proteínas, vitaminas do complexo B e cálcio. Enquanto isso, o kefir de água é uma boa opção para quem é intolerante à lactose.
Os probióticos presentes no kefir ajudam a restaurar a flora intestinal, melhoram a digestão e podem até auxiliar na prevenção de infecções intestinais.
Para conseguir o kefir basta procurar lojas virtuais ou físicas que comercializem o produto. Inclusive, em algumas delas é possível pegar o kefir de leite ou água gratuitamente.
Assim como a kombucha, o kefir não tem contraindicações e pode ser consumido diariamente. No entanto, caso surjam efeitos adversos, é recomendável suspender o consumo de ambos e buscar orientação médica.
Bebidas prejudiciais ao intestino
Diferentemente da kombucha e do kefir, o consumo excessivo de álcool irrita a mucosa do estômago e do intestino, levando a problemas como gastrite e úlceras.
Os refrigerantes, ricos em açúcares e aditivos artificiais, podem causar inchaço, gases e alterar a microbiota intestinal.
Evitar essas bebidas e optar por alternativas saudáveis, como kombucha e kefir, é uma escolha inteligente para quem busca melhorar a saúde intestinal e, consequentemente, a saúde geral do organismo.
Comentários estão fechados.