Estas são as principais características de pessoas resilientes (mesmo quando tudo dá errado)
Pessoas resilientes conseguem organizar o caos ao seu redor e tirar o melhor das situações mais difíceis.
Você se considera uma pessoa resiliente? Basicamente, podemos dizer que alguém com alta resiliência consegue seguir em frente mesmo quando tudo não dá certo e os desafios se tornam cada vez maiores. Para saber se você é ou não assim, confira aqui algumas das principais características de pessoas resilientes.
Leia Mais: A busca pela felicidade: O autocontrole ajuda ou atrapalha?
Como é ser uma pessoa resiliente
Alguns estudos dizem que a resiliência é uma característica inata, ou seja, que nasce com o ser humano, outras dizem que é possível aprender a ser resiliente com o passar do tempo. De qualquer forma, podemos afirmar que quem tem muita resistência geralmente apresenta algumas destas características, confira:
Elas são realistas
Um dos principais segredos de quem é resiliente é não se deixar levar pelas emoções das expectativas. Isso porque eles acreditam que, quanto maior for a expectativa, maior pode ser a dor de um possível fracasso. Por outro lado, os resilientes também não são pessimistas, que acham que tudo pode dar errado, mas na verdade são realistas e consideram suas chances com a razão.
Elas não são reféns do humor
Sabe quando começa aquele dia que você não quer fazer nada simplesmente porque acordou um pouco para baixo? Bem, então saiba que isso raramente acontece com quem é resiliente. Na verdade, essas pessoas aprenderam a não deixar que as variações do humor os impeçam de alcançar seus objetivos.
Elas ficam felizes com pouco
Só consegue ser resiliente aquele que entende que a vida vale a pena, mesmo com tantas coisas ruins ou desestimulantes acontecendo. Dessa forma, pequenas coisas conseguem fazer com que essas pessoas se sintam satisfeitas e vejam sua vida enquanto uma ótima oportunidade pelas quais devem ser gratos.
Elas se auto-acolhem
A cobrança excessiva não encontra lugar na vida de uma pessoa resiliente, isso porque essas pessoas conseguem reconhecer seus esforços e evitam se torturar por culpa. Portanto, alguém que desenvolve a resiliência sabe da importância de cuidar de si mesmo para não estar refém desse sentimento de culpa ou de insuficiência.
Elas querem crescer
Apesar de estarem contentes com suas realidades, a resiliência também mostra que é possível chegar mais longe sem muito sofrimento. Assim, não importa qual a situação em que alguém resiliente se encontre, pois ele sempre conseguirá tornar aquele momento positivo para gerar crescimento pessoal.
Comentários estão fechados.