EVITE dizer estas 3 frases para estimular a inteligência emocional nos seus filhos
Essas frases podem criar barreiras e entraves psicológicos nas crianças que os impedirão de se desenvolver corretamente na fase adulta.
Segundo uma neuropsicóloga formada em Harvard, existem algumas fases totalmente evitáveis que representam fielmente a maneira errada de criar filhos.
Por isso, pensando em te ajudar, trouxemos algumas dessas frases a serem evitadas por você que não quer negligenciar cada etapa de desenvolvimento da sua criança. Acompanhe!
1. “Você não me escuta”
Há crianças que possuem problemas sensoriais, e para lidar com isso, é necessário entender o que elas estão sentindo, quais são suas dificuldades ou se possuem algum incômodo.
Entendendo isso é possível encontrar uma solução para os desafios e evitar a frustração. Os pais precisam ouvir as necessidades dos filhos.
(Imagem: divulgação)
Por isso, em vez de dizer que eles não te ouvem, você pode considerar fazer a seguinte pergunta: “Eu escutei você?”.
O cérebro das crianças passa por um processo de formação para explorar o mundo e criar autonomia em sua identidade. Por isso, é importante que os pais não queiram apenas a obediência delas, mas também gerar uma conexão.
Isso mostra que você se importa com o que elas sentem e está disposto a ouvir sobre suas reais necessidades.
2. “Você não tem um bom desempenho”
Nosso cérebro se programa para se destacar onde e quando puder. Mas as crianças ainda apresentam certa dificuldade nisso, o que não significa que elas não se esforçam para ter um bom desempenho, mas sim que não conseguem.
A grande questão não é estar ou não motivado, mas alinhar as expectativas dos pais com as capacidades que os pequenos possuem.
Em vez de criticar a performance do seu filho, você pode se dedicar para saber no que ele tem mais habilidade e como se motiva, e então, apostar em tais atividades.
3. “Você não me respeita”
É muito comum que os responsáveis tirem conclusões precipitadas sobre as crianças por conta dos comportamentos que elas possuem. Contudo, isso, na maioria das vezes, é baseado nas inseguranças dos próprios pais.
Pais de adolescentes costumam dizer que o filho não os respeita, principalmente em algumas questões mais pontuais, como na hora de fazer atividades escolares.
Mas, assim que um diálogo é estabelecido, é possível ver o quanto a criança o respeita e também entender se existe alguma dificuldade sobre uma situação específica.
Por isso, em vez de dizer que seu filho não te respeita, uma medida mais inteligente é perguntar-lhe o que ele sente e quais as suas necessidades, explicando que você está disposto a ouvir o que ele tem a dizer sem julgamento.
Comentários estão fechados.