Exercícios de conjunções – Lista de questões e gabarito

Conjunções são palavras que ligam duas orações ou dois termos similares de uma mesma oração. Leia mais e teste seus conhecimentos sobre o conteúdo.

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As conjunções são palavras que ligam duas orações ou dois termos similares de uma mesma oração. Elas podem ser coordenativas, quando ligam orações independentes e subordinativas, quando ligam orações dependentes.

Considerando estes conceitos, teste seus conhecimentos sobre conjunções, já que esta classe gramatical é muito importante para a construção da coesão e coerência textual.

É frequente o ENEM e renomadas bancas de processos seletivos cobrarem este conteúdo em suas provas. Confira a seguir uma lista de exercícios de conjunções.

Exercícios de conjunções

01. (PUC-SP) No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa ideia de:

a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência

02. (Enem-2010) “Os filhos de Anna eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas.”
LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas:

a) expressa o mesmo conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.
b) quebra a fluidez do texto e prejudica a compreensão, se usado no início da frase.
c) ocupa posição fixa, sendo inadequado seu uso na abertura da frase.
d) contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.
e) assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.

03. (PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:

a) comparação
b) causa
c) explicação
d) conclusão
e) proporção

04. (Enem-2014)
Tarefa
Morder o fruto amargo e não cuspir
Mas avisar aos outros quanto é amargo
Cumprir o trato injusto e não falhar
Mas avisar aos outros quanto é injusto
Sofrer o esquema falso e não ceder
Mas avisar aos outros quanto é falso
Dizer também que são coisas mutáveis…
E quando em muitos a não pulsar
— do amargo e injusto e falso por mudar —
então confiar à gente exausta o plano
de um mundo novo e muito mais humano.
CAMPOS, G. Tarefa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

Na organização do poema, os empregos da conjunção mas articulam, para além de sua função sintática:

a) a ligação entre verbos semanticamente semelhantes.
b) a oposição entre ações aparentemente inconciliáveis.
c) a introdução do argumento mais forte de uma sequência.
d) o reforço da causa apresentada no enunciado introdutório.
e) a intensidade dos problemas sociais presentes no mundo.

05. No quadrinho do cartunista Quino, encontramos a conjunção mas, que pode ser classificada como:

Conjunções coordenativas e subordinativas: As coordenativas ligam orações independentes, enquanto as subordinativas ligam orações dependentes *

a) Conjunção consecutiva
b) Conjunção aditiva
c) Conjunção adversativa
d) Conjunção alternativa
e) Conjunção conclusiva

06. (AFR-Vunesp) A alternativa que substitui, correta e respectivamente, as conjunções ou locuções em destaque nos períodos abaixo é:

I. Visto que pretende deixar-nos, preparamos uma festa de despedia.
II. Terá sucesso, contanto que tenha amigos influentes.
III. Casaram-se e viveram felizes, tudo como estava escrito nas estrelas.
IV. Foi transferido, portanto não nos veremos com muita frequência.

a) porque, mesmo que, segundo, ainda que
b) como, desde que, conforme, logo
c) quando, caso, segundo, tão logo
d) salvo se, a menos que, conforme, pois
e) pois, mesmo que, segundo, entretanto

07. (Fuvest-SP) “Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila”. Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:

a) portanto
b) e
c) como
d) pois
e) embora

08. As conjunções são classificadas em coordenativas e subordinativas. As coordenativas ligam orações independentes e as subordinativas ligam orações dependentes. Considerando estes conceitos, marque abaixo a única frase que contém conjunção coordenativa.

a) Quando ele chegou, Marcos saiu.
b) Como estivesse doente, não compareceu à reunião dos colaboradores.
c) Eu ora leio sobre a temática, ora esquematizo a tese.
d) Espero que Paulo volte.
e) Quanto mais estudo, menos aprendo.

09. As conjunções coordenativas são classificadas em: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas. Leia abaixo e marque a única frase que contém conjunção coordenativa conclusiva.

a) Estudei muito sobre os hebreus; logo, acredito que sairei bem na conferência judaica.
b) A vida de Leila é sempre a mesma, quer Roberto esteja a seu lado, quer Roberto não esteja.
c) Meu aluno estuda e trabalha. É um guerreiro!
d) Corre, que está chovendo!
e) Amo Lucas, mas ele não me corresponde.

10. (Fuvest-SP) Nas frases abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.

“Porém já cinco sóis eram passados (….) dali nos partíramos.”
(….) estivesse doente faltei à escola.
(…) haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.
Pedro será aprovado (…) estude.
(…) chova sairei de casa.

As conjunções retiradas são, respectivamente:

a) quando, embora, mesmo que, desde que, ainda que
b) que, como, embora, desde que, ainda que
c) como, que, porque, ainda que, desde que
d) que, ainda que, embora, como, logo que
e) que, quando, embora, desde que, já que

Gabarito

01) B
02) E
03) A
04) C
05) C

06) B
07) D
08) C
09) A
10) B

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