10 Maiores religiões do mundo

A Religião pode ser vista como uma forma de alcançar a felicidade, através de gestos em reverência a um deus específico. Existem inúmeras religiões no mundo. Conheça agora as 10 maiores.

0

A religião é uma devoção ao que é considerado sagrado. São crenças a quais pessoas se aproximam de seus deuses e buscam superar obstáculos para alcançar a felicidade.

Além disso, encontra-se na religião princípios que geralmente são baseados em livros sagrados. Geralmente, os fiéis se reúnem em um mesmo ambiente para ter comunhão.

Cada religião tem um fundamento específico, cada qual com seu embasamento. Atualmente, existem inúmeras religiões que são praticadas ao redor do globo.

Conheça agora as 10 maiores religiões do mundo:

1 Judaísmo

Judaísmo


O Judaísmo conta com cerca de 14 milhões de fiéis e é a terceira maior religião abraâmica (Abraão) do mundo. O Torá é seu livro sagrado e é constituído pelos cinco primeiros livros da Bíblia Cristã.

O Judaísmo é dividido em três ramos principais, que são o judaísmo ortodoxo, conservador e reformista. A principal diferença entre os três é a forma como estes interpretam a bíblia e algumas práticas específicas.

2 Espiritismo

Espiritismo

O Espiritismo contém cerca de 15 milhões de praticantes. A maioria destes no Brasil. Mas, existem fiéis espalhados pelo mundo todo.

A base do Espiritismo é a crença de que os espíritos sobrevivem após a morte. Eles acreditam ainda que após a morte, estes habitam em outros corpos, através da encarnação. Acredita-se ainda que estes podem manter contato com os vivos, através do porta-voz, conhecido como médium.

3 Siquismo

Siquismo


O Siquismo possui cerca de 28 milhões de seguidores. A religião indiana consiste em uma mistura entre hinduísmo e islamismo. Os adeptos a essa religião precisam visitar diariamente os templos e devem estar com a cabeça coberta, pés lavados e em sinal de reverência.

Além disso, em seus templos não são permitidas estátuas, apenas o livro sagrado, chamado de “Guru Granth Sahib”.

4 Xintoísmo

Xintoísmo


O Xintoísmo contém cerca de 65 milhões de fiéis. Essa religião é japonesa e consiste em cultuar a natureza, os ancestrais e vários deuses. Suas escrituras sagradas não são consideradas de caráter sobrenatural e os seus fiéis não são obrigados a praticar as crenças.

Seu símbolo principal é o Torii, que atualmente significa a separação entre o mundo dos homens e o dos kami (ser com poderes que o humano não possui).

5 Religião Popular Chinesa

Religião Popular Chinesa

A Religião Popular Chinesa possui pelo menos 500 milhões de praticantes. Essa religião cultua vários deuses, pratica diversas crenças e ainda cultua os antepassados, sendo essa considerada de fundamental importância.

Encontra-se os fiéis principalmente na Ásia Oriental, Singapura, Vietnã e Malásia.

6 Religião Étnica

Religião Étnica


A Religião Étnica é composta por aproximadamente 600 milhões de fiéis. Esta é organizada por um conjunto de sacerdotes ou ministros sagrados. Os fiéis possuem semelhanças em língua, cultura e genética.

No Brasil, podemos citar como exemplo de etnia as religiões tribais indígenas e o candomblé.

7 Budismo

Budismo

O Budismo possui cerca de 900 milhões de seguidores. A maior parte desta religião indiana se encontra na Ásia, Austrália e em partes da Rússia. Suas tradições são baseadas nos ensinamentos de Buda.

Para realmente ser considerado budista, o seguidor deve se encontrar dos Três Tesouros, que são: Buda (o mestre), Dharma (ensinamentos sobre o universo) e Sangha (comunidade budista).

8 Hinduísmo

Hinduísmo


O Hinduísmo contém cerca de 1 bilhão de pessoas. Essa religião é indiana e de acordo com o livro História das Grandes Religiões, “o hinduísmo é um estado de espírito, uma atitude mental dentro do seu quadro peculiar, socialmente divido, teologicamente sem crença, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação”.

Cerca de 330 milhões de divindades são cultuadas oficialmente pelos praticantes da religião e pelo menos 1 bilhão possui como um espírito supremo cósmico.  A religião não possui um fundador.

9 Islamismo

Islamismo


O Islamismo possui cerca de 1,6 bilhões de praticantes. Esta é a segunda maior religião abraâmica. O livro sagrado é o Alcorão, que acredita-se ser a palavra literal de Deus, ou Alá, que foram reveladas pelo profeta Maomé.

Assim como no Islamismo, os muçulmanos acreditam que outros livros também foram enviados por Deus, mas que estes foram alterados. Também acredita-se que Jesus Cristo é apenas um profeta.

10 Cristianismo

Cristianismo

O Cristianismo possui cerca de 2,2 bilhões de fiéis. Esta é a maior religião abraâmica e é dividida em três vertentes: Catolicismo Romano, Ortodoxo Oriental e Protestantismo.

Os seguidores do Cristianismo acreditam que Jesus é o Filho do Deus de Israel e que veio ao mundo para se sacrificar pelos pecados de todo o mundo. A condição para a salvação nessa religião é crer e ser batizado.

Veja também: Fundamentalismo religioso – Origem, Características e Críticas

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.