Exercícios objetivos – Reino Plantae

Vamos fixar os conteúdos do Reino Plantae?

A conquista do meio terrestre não foi uma tarefa fácil para as plantas, várias adaptações foram necessárias para que pudesse ser uma mudança bem sucedida.

Isso pode ter levado milhões de anos!

No entanto, isso permitiu que as plantas se diversificassem e hoje o Reino Plantae é um dos grupos com maior número de espécies diferentes.

Exercícios objetivos – Reino Plantae

1) (FASB) As gimnospermas e as angiospermas são plantas vasculares que apresentam raiz, caule e folhas. Uma característica comum apenas a esses dois grupos de plantas é a presença de:

a) rizoide, estrutura basal de fixação e fundamental para colonização de ambientes terrestres.
b) fruto, estrutura que protege as sementes e pode auxiliar na dispersão desses grupos de plantas.
c) sementes, que fornecem proteção ao embrião e podem estar expostas ou protegidas dentro de frutos.
d) vasos condutores, formados por células especializadas que transportam água e fotoassimilados.
e) esporos, cuja germinação através de mitoses sucessivas resulta em um gametófito multicelular.

2) (UECE) Com o objetivo de resolver o problema de erosão em sua propriedade, um fazendeiro comprou mudas de plantas indicadas por um biólogo. Essas mudas apresentam raízes fasciculadas, nervuras paralelas e flores trímeras, portanto, são representantes das:

a) leguminosas.
b) samambaias.
c) cicadáceas.
d) gramíneas.

3) (UFMG) As plantas insetívoras, ou carnívoras, vivem, geralmente, em solos pobres em nutrientes. Com base nessa informação e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que as plantas insetívoras:

a) podem realizar respiração celular.
b) são consideradas produtores primários.
c) usam matéria orgânica de suas presas para fotossíntese.
d) utilizam nutrientes das presas no seu metabolismo.

4) (UFRN) Para aumentar a produção de frutos com polpa mais macia e doce, um agricultor plantou sementes de árvores cujos frutos tinham essas características. Entretanto, um efeito inesperado que o agricultor observou foi a baixa estatura das plantas nascidas dessas sementes. Uma explicação para esse fenômeno pode ser:

a) a inibição do geotropismo negativo das raízes.
b) o aumento do tempo de germinação das sementes.
c) a menor sensibilidade das células à ação das auxinas.
d) o aumento do efeito do etileno nos brotos.

5) (UFABC-SP) Plantas tóxicas Algumas plantas ornamentais podem causar problemas se forem ingeridas por animais e seres humanos. Veja alguns exemplos:
  • Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta): apresenta folhas largas com manchas brancas e com nervuras reticuladas. As folhas são consideradas
    tóxicas.
  • Azaléia (Rhododendron sp.): produz flores brancas e coloridas (róseas, vermelhas e arroxeadas). As folhas e flores produzem substâncias tóxicas.
  • Samambaia-do-campo (Pteridium aquilinum): produz folíolos com esporângios, com rizoma e raízes adventícias tóxica para os bovinos.
  • Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) produz brácteas vermelhas amarelas, brancas ou róseas envolvendo as pequenas flores. Produz um látex tóxico.
Pode-se afirmar que todas as plantas citadas no texto:

a) produzem frutos e sementes.
b) realizam a fotossíntese durante o dia e a respiração durante a noite.
c) formam estróbilos e soros.
d) são de espécies diferentes e pertencem ao mesmo reino.
e) apresentam tecidos condutores de seiva e formam prótalo duradouro.

6) (UFPR) Atualmente, as angiospermas dominam o ambiente terrestre. Para isso, essas plantas desenvolveram, ao longo do processo evolutivo, características que lhes permitiram colonizar os diferentes biomas terrestres. Identifique, nas características listadas a seguir, aquelas que foram importantes para o desenvolvimento do atual processo reprodutivo das angiospermas.

1. Fase gametofítica masculina reduzida.
2. Presença de elementos traqueais, como os elementos de vasos e respectivas placas de perfuração.
3. Presença da cutícula – uma estrutura de revestimento -, que é uma substância graxa, de composição química de natureza complexa.
4. O produto da reprodução sexuada é protegido pelo fruto.
5. Desenvolvimento da estrutura floral, concomitante com o processo de polinização biótica.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.

7) (UFG) Em relação às algas pode-se afirmar que:

a) São exclusivamente aquáticas, podendo viver em água doce ou salgada

b) Entre as cianofíceas existem espécies fixadoras de nitrogênio

c) As feofíceas são em sua maioria unicelulares, embora existam formas coloniais e filamentosas

d) As clorofíceas caracterizam-se por possuírem em Seus cromatóforos dois pigmentos de natureza proteica, as ficobilinas: ficoeritrina e ficocianina

e) As conhecidas como diatomáceas constituem um grupo de importância econômica, por produzirem grandes quantidades de hidrocoloides.

 

8) (FEI – SP; modificada) Musgos, avencas, cycas e limoeiro, constituem, respectivamente:

a) angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitas
b) briófitas, gimnospermas, pteridófitas e angiospermas
c) briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas
d) pteridófitas, gimnospermas, briófitas e angiospermas
e) nenhuma das alternativas anteriores

9) Considere os seguintes organismos:

I. algas
II. briófitas
III. pteridófitas
IV. angiospermas

Gametas masculinos flagelados, que necessitam de água para encontrar os gametas femininos, são encontrados SOMENTE em:

a) I e II
b) III e IV
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV

10) O grande sucesso das plantas fanerogâmicas (gimnospermas e angiospermas) pode ser atribuído, dentre outras, a duas importantes adaptações desses organismos ao ambiente terrestre, que consistem em:

a) propagação por meio de frutos e por meio de sementes.
b) independência da água para reprodução e propagação por meio de sementes.
c) independência da água para reprodução e propagação por meio de frutos.
d) reprodução por meio de esporos e propagação por meio de sementes.
e) reprodução por meio de gametas e por meio de esporos.

Gabarito:

  1. c
  2. d
  3. c
  4. c
  5. b
  6. c
  7. b
  8. c
  9. c
  10. b

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