A conquista do meio terrestre não foi uma tarefa fácil para as plantas, várias adaptações foram necessárias para que pudesse ser uma mudança bem sucedida.
Isso pode ter levado milhões de anos!
No entanto, isso permitiu que as plantas se diversificassem e hoje o Reino Plantae é um dos grupos com maior número de espécies diferentes.
Exercícios objetivos – Reino Plantae
a) rizoide, estrutura basal de fixação e fundamental para colonização de ambientes terrestres.
b) fruto, estrutura que protege as sementes e pode auxiliar na dispersão desses grupos de plantas.
c) sementes, que fornecem proteção ao embrião e podem estar expostas ou protegidas dentro de frutos.
d) vasos condutores, formados por células especializadas que transportam água e fotoassimilados.
e) esporos, cuja germinação através de mitoses sucessivas resulta em um gametófito multicelular.
a) leguminosas.
b) samambaias.
c) cicadáceas.
d) gramíneas.
a) podem realizar respiração celular.
b) são consideradas produtores primários.
c) usam matéria orgânica de suas presas para fotossíntese.
d) utilizam nutrientes das presas no seu metabolismo.
a) a inibição do geotropismo negativo das raízes.
b) o aumento do tempo de germinação das sementes.
c) a menor sensibilidade das células à ação das auxinas.
d) o aumento do efeito do etileno nos brotos.
- Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta): apresenta folhas largas com manchas brancas e com nervuras reticuladas. As folhas são consideradas
tóxicas. - Azaléia (Rhododendron sp.): produz flores brancas e coloridas (róseas, vermelhas e arroxeadas). As folhas e flores produzem substâncias tóxicas.
- Samambaia-do-campo (Pteridium aquilinum): produz folíolos com esporângios, com rizoma e raízes adventícias tóxica para os bovinos.
- Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) produz brácteas vermelhas amarelas, brancas ou róseas envolvendo as pequenas flores. Produz um látex tóxico.
a) produzem frutos e sementes.
b) realizam a fotossíntese durante o dia e a respiração durante a noite.
c) formam estróbilos e soros.
d) são de espécies diferentes e pertencem ao mesmo reino.
e) apresentam tecidos condutores de seiva e formam prótalo duradouro.
1. Fase gametofítica masculina reduzida.
2. Presença de elementos traqueais, como os elementos de vasos e respectivas placas de perfuração.
3. Presença da cutícula – uma estrutura de revestimento -, que é uma substância graxa, de composição química de natureza complexa.
4. O produto da reprodução sexuada é protegido pelo fruto.
5. Desenvolvimento da estrutura floral, concomitante com o processo de polinização biótica.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
a) São exclusivamente aquáticas, podendo viver em água doce ou salgada
b) Entre as cianofíceas existem espécies fixadoras de nitrogênio
c) As feofíceas são em sua maioria unicelulares, embora existam formas coloniais e filamentosas
d) As clorofíceas caracterizam-se por possuírem em Seus cromatóforos dois pigmentos de natureza proteica, as ficobilinas: ficoeritrina e ficocianina
e) As conhecidas como diatomáceas constituem um grupo de importância econômica, por produzirem grandes quantidades de hidrocoloides.
8) (FEI – SP; modificada) Musgos, avencas, cycas e limoeiro, constituem, respectivamente:
a) angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitas
b) briófitas, gimnospermas, pteridófitas e angiospermas
c) briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas
d) pteridófitas, gimnospermas, briófitas e angiospermas
e) nenhuma das alternativas anteriores
I. algas
II. briófitas
III. pteridófitas
IV. angiospermas
Gametas masculinos flagelados, que necessitam de água para encontrar os gametas femininos, são encontrados SOMENTE em:
a) I e II
b) III e IV
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV
a) propagação por meio de frutos e por meio de sementes.
b) independência da água para reprodução e propagação por meio de sementes.
c) independência da água para reprodução e propagação por meio de frutos.
d) reprodução por meio de esporos e propagação por meio de sementes.
e) reprodução por meio de gametas e por meio de esporos.
Gabarito:
- c
- d
- c
- c
- b
- c
- b
- c
- c
- b
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