Lista de exercícios sobre insetos

Fixação de conteúdo sobre a Classe Insecta!

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Os insetos são animais invertebrados que pertencem à Classe Insecta, possuem corpo divido em cabeça, tórax, abdômen, pares de patas articuladas, olhos compostos, duas antenas e, algumas vezes, apresentam também um exoesqueleto de quitina.

Preparamos uma lista de exercícios sobre insetos para que você possa testar seus conhecimentos sobre esses animais invertebrados.

Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!

Exercícios sobre insetos

1) (FUVEST) Os artrópodes apresentam, entre outras características, pernas articuladas. Dentre eles, os que têm o corpo dividido em cabeça, tórax, abdômen e três pares de patas são os:

a) crustáceos.
b) aracnídeos.
c) insetos.
d) escorpiões.
e) miriápodes.

2) (UEPB) As estruturas sensoriais microscópicas que realizam função tátil e olfativa nos insetos estão localizadas:

a) nas antenas.
b) nas quelíceras.
c) nos ocelos.
d) nos pedipalpos.
e) no aparelho bucal.

3) (UFU) São características de insetos e aracnídeos, respectivamente:

a) 2 quelíceras – 4 quelíceras.
b) divisão do corpo em: cabeça, tórax e abdômen – divisão em: cefalotórax e abdômen.
c) 2 antenas – 4 antenas.
d) 2 antenas e seis patas – 2 antenas e 8 patas.
e) n.d.a.

4) (FCMS) As alternativas apresentam estruturas encontradas nos insetos. Assinale a relação que está correta:

a) traqueia – espiráculo.
b) peças bucais – ferrão.
c) olho composto – omatídeo.
d) tubos de Malpighi – trato digestório.
e) asas – tórax.

5) (UFMG) Estudos feitos com certos animais, principalmente insetos sociais, permitiram evidenciar a presença de certas substâncias que agiam como mensageiros químicos entre os indivíduos. As substâncias em questão são designadas pelo nome de:

a) geleia real.
b) hormônio.
c) feromônios.
d) odor animal.
e) erudina.

6) (FCC) A abertura anal acrescenta às suas funções específicas as funções de um nefridióporo nos:

a) platelmintos.
b) nematoides.
c) moluscos.
d) crustáceos.
e) insetos.

7) (PUCC) Os insetos vulgarmente chamados de “traças-dos-livros” são:

a) sifonápteros.
b) metábolos.
c) odonatas.
d) ametábolos.
e) n.d.a.

8) (MACKENZIE) De acordo com o desenvolvimento, os insetos são classificados em ametábolos (desenvolvimento direto), hemimetábolos (desenvolvimento indireto com metamorfose incompleta) e holometábolos (desenvolvimento indireto com metamorfose completa). São exemplos de cada tipo, respectivamente:

a) traça-dos-livros, gafanhoto e mosca.
b) borboleta, barata e pulga.
c) formiga, libélula e abelha.
d) grilo, cigarra e besouro.
e) vespa, cupim e mariposa.

9) (FCC) Dos seguintes animais, o que perderia menor quantidade de água pela superfície do corpo, quando exposto ao ar seria:

a) a minhoca.
b) o sapo.
c) a barata.
d) o homem.
e) a lesma.

10) (UEL) A respiração e a circulação nos insetos sustentam a alta demanda metabólica desses animais durante o voo. Além disso, a respiração traqueal é uma importante adaptação dos insetos para a vida terrestre. Sobre as relações fisiológicas entre os processos respiratórios e circulatórios nos insetos, é correto afirmar que:

a) o sistema circulatório aberto contém hemocianina, pigmento respiratório que facilita o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.
b) o sistema traqueal conduz oxigênio diretamente para os tecidos e o dióxido de carbono em direção oposta, o que torna a respiração independente de um sistema circulatório.
c) o sistema circulatório contém hemoglobina e é fundamental para o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.
d) o sistema traqueal conduz oxigênio da hemolinfa para os tecidos, o que torna a respiração dependente de um sistema circulatório.
e) o sistema circulatório aberto, apesar de não conter pigmentos respiratórios, é fundamental para o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.

Gabarito

1 — e
2 — a
3 — b
4 — b
5 — c

6 — e
7 — d
8 — a
9 — c
10 — b

Clique aqui para salvar essa lista de exercícios em PDF!

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