Lista de exercícios sobre peixes

Fixação de conteúdo para vertebrados, com ênfase nos peixes!

Os peixes são animais vertebrados, que vivem na água doce ou salgada, possuem o corpo ectotérmico e fusiforme.

A maioria desses animais possuem barbatanas ou nadadeiras, entretanto, elas podem estar ausentes em algumas espécies.

O corpo dos peixes é sustentado por ossos ou cartilagens, eles têm guelras ou brânquias para respirar o oxigênio que está dissolvido na água.

Preparamos uma lista de exercícios sobre peixes para que você possa testar os seus conhecimentos sobre esses animais aquáticos.

Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!

Exercícios sobre peixes

1) (UFRR) O peixe sul-americano (Lepidosiren sp.) é encontrado na Bacia Amazônica, respira oxigênio atmosférico e caso não consiga chegar até a superfície da água para engolir ar (conforme a figura abaixo extraída de Liem et al. 2012), acaba morrendo afogado.

Exercícios - Peixes 1
Dentre as alternativas abaixo, qual grupo de peixe apresenta esse modo de respirar?

a) Agnatos.
b) Peixe-boi.
c) Condrictes.
d) Actinopterígios.
e) Dipnoicos.

2) (UNIVAG) A artéria aorta é um vaso sanguíneo de alto calibre que recebe sangue proveniente de um ventrículo do coração. O animal que deve ser cobaia a fim de se extrair somente sangue venoso diretamente de uma artéria aorta é:

a) a galinha.
b) o tubarão.
c) o camundongo.
d) o sapo.
e) a tartaruga.

3) Os peixes são animais que vivem no ambiente aquático. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma característica que favorece o deslocamento desses animais no ambiente aquático.

a) Forma hidrodinâmica.
b) Presença de escamas.
c) Presença de muco.
d) Presença de nadadeiras.
e) Presença de claspers.

4) (UFRGS) Recife é considerada a capital dos naufrágios no Brasil, devido à grande quantidade de navios submersos que estão à disposição dos mergulhadores.

Considere as seguintes afirmações referentes às consequências locais ocasionadas por esses eventos.

I – As embarcações permitem o estabelecimento de uma cadeia alimentar e de relações ecológicas entre as espécies marinhas.
II – Os crustáceos adultos não conseguem prender-se à superfície das embarcações.
III – Os peixes cartilaginosos podem utilizar essas áreas como refúgio e habitat, por apresentarem bexiga natatória.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

5) Das estruturas descritas a seguir, qual não está presente em peixes cartilaginosos, como tubarões e arraias?

a) Nadadeira.
b) Brânquias.
c) Linha lateral.
d) Bexiga natatória.
e) Sistema digestório completo.

6) (UEM) Não é lenda: os peixes-elétricos existem e têm, sim, a capacidade de dar choques até com alta voltagem. Existem no Brasil e são conhecidos também como “poraquê” (em tupi, significa “o que coloca para dormir”). Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) As escamas do poraquê detectam os estímulos ambientais e os convertem em energia mecânica.
02) O poraquê pode ser comparado a uma pilha.
04) A corrente elétrica que o poraquê gera é do tipo contínua.
08) Ao serem estimuladas, as células especializadas do poraquê descarregam simultaneamente um potencial de ação semelhante ao dos neurônios.
16) As células especializadas se posicionam como baterias em paralelo, assim somam seus potenciais, liberando uma descarga considerável.

7) (UCS) O grupo mais diversificado e abundante dos vertebrados é o dos peixes. Eles apresentam diversas formas corporais e habitam muitos ambientes, desde águas frias até águas quentes, doce ou salgada e, devido a essa diferença de habitats, possuem também diferentes estratégias de vida, dependendo das pressões seletivas a que foram expostos durante a evolução. Assinale a alternativa correta em relação aos peixes.

a) Os peixes cartilaginosos, como a lampreia e a quimera, possuem mandíbula e o esqueleto formado exclusivamente por cartilagens, o que os diferencia dos peixes ósseos.
b) Os elasmobrânquios são todos ovíparos, isto é, as fêmeas eliminam os ovos, que se desenvolvem na água.
c) O coração dos peixes é constituído por quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos, semelhante ao coração dos mamíferos.
d) Os peixes ósseos, bem como os peixes cartilaginosos, são dioicos, isto é, apresentam sexos separados em indivíduos diferentes.
e) A bexiga natatória, presente tanto nos peixes cartilaginosos como nos peixes ósseos, auxilia na flutuabilidade e, também, pode colaborar com a troca gasosa em algumas espécies de elasmobrânquios.

8) (ENEM) O fenômeno da piracema (subida do rio) é um importante mecanismo que influencia a reprodução de algumas espécies de peixes, pois, induz o processo que estimula a queima de gordura e ativa mecanismos hormonais complexos, preparando-os para a reprodução. Intervenções antrópicas nos ambientes aquáticos, como a construção de barragens, interferem na reprodução desses animais. Malta, P. Impacto ambiental das barragens hidrelétricas. Disponível em: https://futurambiental.com. Acesso: 10 maio 2013. [adaptado]

Essa intervenção antrópica prejudica a piracema porque reduz o(a):

a) percurso da migração.
b) longevidade dos indivíduos.
c) disponibilidade de alimentos.
d) período de migração da espécie.
e) número de espécies de peixes no local.

9) (UPE) Quando se fazem referências a peixes, erroneamente se pode achar que a única diferença encontrada entre eles é o habitat, uma vez que alguns habitam águas doces e outros, águas salgadas. No entanto, são muitas as características que os diferenciam. Observe as afirmativas a seguir:

I – O peixe-bruxa é um representante atual de peixes primitivos, que, por não possuírem mandíbulas, não podem se alimentar de presas maiores nem mastigar partes duras dessas presas.
II – O tubarão representa uma classe de peixes, o qual possui um esqueleto firme, porém adaptável, denominado cartilaginoso, e nadadeiras articuladas de amplo movimento.
III – Os peixes ósseos primitivos desenvolveram bolsas de gás, que suplementaram a ação das brânquias e aperfeiçoaram o controle da flutuação, encontradas, atualmente, apenas, nos peixes pulmonados.
IV – Descendentes de peixes com nadadeiras articuladas, tornaram-se, com o tempo, mais adaptados à vida na terra, o que deu origem aos tetrápodes.

Estão corretas, apenas:

a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) III e IV.

10) (UEPG) Assinale o que for correto sobre as características presentes nas classes Chondricthyes e Actinopterygii.

01) Nos actinopterígios, estruturas excretoras importantes, como a linha lateral, têm como função regular os níveis internos de amônia, contribuindo para a osmorregulação nestes animais.
02) Os tubarões apresentam escamas placoides em sua epiderme, as quais são constituídas por material orgânico calcificado, a dentina. Na região interna das escamas, na região denominada polpa, há vasos sanguíneos e terminações nervosas.
04) Dentre os representantes dos peixes cartilaginosos podemos citar os tubarões, cações, raias e quimeras, os quais apresentam o esqueleto totalmente constituído por cartilagem. A maioria dos membros é carnívora e tem mandíbulas bem desenvolvidas.
08) A respiração nos peixes ósseos é cutânea, permitindo trocas gasosas recorrentes no ambiente aquático. O sistema circulatório é aberto e os gases circulam livremente entre os tecidos e a corrente sanguínea.

Gabarito

1 — e
2 — b
3 — e
4 — a
5 — d

6 — 02, 04 e 08
7 — d
8 — a
9 — c
10 — 02 e 04

Clique aqui para salvar essa lista de exercícios em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More