Expansão marítima espanhola
A Espanha foi designada com a maior parte das terras do Novo Mundo, enquanto seus concorrentes portugueses ficaram com acesso ao Oriente.
Bem como Portugal, a Espanha unificou seu território com a vitória da Guerra de Reconquista. Em 1492, a primeira expansão marítima espanhola se lançou em viagem em uma excursão comandada por Cristóvão Colombo, com o objetivo de descobrir uma nova rota para a Índia, mas acabaram por encontrar a Ilha das Bahamas, no dia 12 de outubro.
Colombo voltaria mais duas vezes ao Novo Mundo, em 1498 e 1502, explorando as Antilhas, Trinidad, o norte da América do Sul e a costa da América Central. Em 1504, Américo Vespúcio descobre que a terra descoberta por Colombo era, na realidade, um continente.
De 1519 a 1522, Fernão de Magalhães (um português a serviço do rei da Espanha) realiza a primeira viagem de circunavegação do mundo. A rivalidade entre Portugal e Espanha, motivou a corrida dos países por novas terras e rotas comerciais.
Entretanto, para evitar que as disputas escalassem para o conflito por territórios, o papa Alexandre VI propõe, em 1493, um tratado que dividia todas as terras encontradas e ainda por serem localizadas entre as duas nações.
O Tratado de Tordesilhas era um meridiano que passava 100 léguas a oeste de Cabo Verde e dividia as terras entre os dois países. As demais nações ignoraram o documento.
Leia também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.