Fato ou boato: governo lançou programa para distribuir ar-condicionado?
O novo golpe afirma que o Governo, em parceria com a LG, estaria distribuindo ar-condicionado de forma gratuita para os brasileiros.
Uma notícia que está circulando na internet deixou muitos brasileiros empolgados com a possibilidade de ganhar um ar condicionado gratuitamente. A medida seria proveniente de uma parceria entre o Governo Federal e a LG, uma das marcas mais conhecidas na fabricação de ar-condicionado.
Veja também: CUIDADO! Golpistas estão aplicando novo ‘golpe da pirâmide’ usando a Inteligência Artificial; saiba tudo.
Contudo, ao analisar a informação divulgada, é possível perceber que a situação não é bem essa, se tratando, na verdade, de um golpe. Segundo os anúncios, para conseguir aproveitar o benefício, é necessário entrar em um site e realizar o pagamento simbólico de R$ 133,79. O anúncio tem sido amplamente divulgado nas redes sociais, como Instagram, YouTube e Facebook.
Ar-condicionado de graça: verdade ou boato?
Segundo o site boatos.org, que avalia as informações que circulam nas mídias, a notícia sobre o ar-condicionado gratuito disponibilizado pelo governo é um boato. Para chegar a essa conclusão, a plataforma analisa três quesitos: a veracidade, o pagamento e a veiculação. Por meio disso, foi possível afirmar que a notícia em questão se trata de mais um golpe na internet.
Ao procurar informações nos perfis oficiais da LG ou do Governo, não há nenhuma informação oficial ou confiável que comprove a existência da distribuição de ar-condicionado. Contudo, os golpistas tendem a usar sites clonados, que se assemelham a páginas confiáveis, para conferir credibilidade ao golpe.
Neste caso, os golpistas estão utilizando uma página falsa com o layout da CNN para promover a suposta parceria entre o Governo e a LG. Em contrapartida, não há nenhuma notícia sobre o assunto divulgada nos perfis oficiais e no site verdadeiro da CNN.
Como funciona o golpe?
Após divulgar a notícia nos sites clonados, os golpistas direcionam as vítimas para outro site que possui um chatbot. Nele, será solicitado o pagamento de R$ 133,79. Ao realizar o pagamento, o usuário acaba se tornando vítima do golpe, com poucas chances de recuperar o dinheiro.
Os golpistas geralmente somem com o valor depositado sem entregar o que foi prometido para o usuário. Dessa forma, para evitar cair no golpe, é indicado que os usuários não entrem em sites suspeitos, não clique em links desconhecidos e nem realize pagamentos. Por fim, procure por notícias em sites verificados para conferir a veracidade da promoção antes de realizar o pagamento solicitado.
Comentários estão fechados.