As 10 frases mais famosas de grandes filósofos e suas explicações

Os filósofos cumpriram grandes papéis e revolucionaram o mundo do conhecimento. Conheça as 10 frases mais famosas de filósofos e o que significam.

0

Os filósofos procuram assimilar e compreender a realidade da condição humana e do mundo em que vivemos. Eles investigam e questionam os fatores possíveis de reflexão com rigor metodológico, visando saber o que é real e verdadeiro.

Por isso, grande parte de suas atividades estão relacionadas a capacidade de pensar e desenvolver o raciocínio abstrato, investigativo e de análise.

Assim, eles se tornam grandes pensadores de diversos assuntos, podendo revolucionar campos do conhecimento.

Confira algumas das frases mais famosas de filósofos, com as respectivas explicações.

Frases famosas de grandes filósofos

1 “Só sei que nada sei.”

“Só sei que nada sei.”
Sócrates

Autor: Sócrates

Explicação: Sócrates era de Atenas, cidade grega, e foi um dos fundadores da filosofia ocidental. Ele afirmava que reconhecer a própria ignorância era o primeiro passo para a sabedoria.

Assim, o filósofo usava desse paradoxo para questionar e fazer com que outras pessoas reconhecessem sua própria ignorância. Além disso, buscava dizer que não é possível afirmar nada com absoluta certeza.

2 “Penso, logo existo.”

“Penso, logo existo.”
René Descartes

Autor: René Descartes

Explicação: Descartes foi considerado o pai da filosofia moderna e fundador do racionalismo. “Penso, logo existo” é uma frase de filósofo muito famosa. Para René Descartes, deveríamos duvidar de tudo.

Assim, o filósofo passou a duvidar da sua própria existência. Esse questionamento tinha o objetivo de tentar chegar a uma verdade absoluta. Sua primeira certeza era de que ele pensava e a razão humana passou a ser a única forma de comprovar a existência.

3 “O homem é a medida de todas as coisas.”

“O homem é a medida de todas as coisas.”
Protágoras

Autor: Protágoras

Explicação: Protágoras viveu em uma época em que muitos aspectos do mundo e da realidade não podiam ser explicados.

Quando o filósofo se refere ao homem como a medida de todas as coisas, ele usa do relativismo para indicar que as experiências são subjetivas. Assim, cada pessoa compreende uma coisa de sua própria maneira.

4 “Deus está morto.”

“Deus está morto.”
Nietzsche

Autor: Friedrich Nietzsche

Explicação: Friedrich Nietzsche foi um grande pensador e crítico da religião, moral e cultura.

Deus é definido como eterno e não pode estar morto e Nietzsche usou a expressão de “Deus está morto” para julgar que a crença na existência dele está se esgotando.

Muitas outras frases de Nietzsche ficaram bastante conhecidas.

5 “Ser é ser percebido.”

“Ser é ser percebido.”
George Berkeley

Autor: George Berkeley

Explicação: Berkeley foi um pensador idealista, muito importante para o avanço do idealismo subjetivo. A ilustre frase “Ser é ser percebido” explica que a existência de um ser só pode ser atestada quando é observada.

O filósofo esclareceu que Deus está sempre observando tudo e por isso as coisas não desaparecem quando não há alguém olhando.

6 “A vida é um processo constante de morrer.”

“A vida é um processo constante de morrer.”
Arthur Schopenhauer

Autor: Arthur Schopenhauer

Explicação: O filósofo Arthur Schopenhauer se tornou um homem muito reconhecido por seu pessimismo. A frase “A vida é um processo constante de morrer” representa seu entendimento de que a morte é a única forma de evitar o sofrimento.

Além disso, ele considerava o sofrimento inevitável e sem utilidade. Por isso, a vida é um processo para a morte. Ela passa esperando a hora de morrer.

7 “Não se pode pisar duas vezes no mesmo rio.”

“Não se pode pisar duas vezes no mesmo rio.”
Heráclito

Autor: Heráclito

Explicação: Para o filósofo pré-socrático, conhecido como o Pai da dialética, tudo é passageiro, ou seja, tudo está mudando. Assim, não há como se manter em um mesmo presente.

Heráclito associa essa mudança a água de um rio, que está sempre fluindo. Se alguém pisar em um rio e em um mesmo segundo tirar e colocar o pé novamente, a água não será mais a mesma.

8 “Não faça aos outros o que não quer que façam a você.”

“Não faça aos outros o que não quer que façam a você.”
Confúcio

Autor: Confúcio

Explicação: Essa é uma das frases mais famosas e atua como um pilar da vida em sociedade. Muitos filósofos e religiosos falaram sobre essa frase.

Ela explica que as pessoas não podem esperar que outras pessoas a tenham comportamentos de maneira diferente da que foram tratados.

9 “O inferno são os outros.”

“O inferno são os outros.”
Jean-Paul Sartre

Autor: Jean-Paul Sartre

Explicação: Jean-Paul Sartre foi um dos principais representantes do existencialismo. Quando o filósofo manifesta que “o inferno são os outros”, ele se refere ao fato de que tudo o que o indivíduo faz reflete em outra pessoa.

Dessa forma, os outros sempre irão moldar as características e a autonomia de outro ser. Uma pessoa nunca terá a soberania que deseja.

10 “O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.”

“O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.”
Karl Marx

Autor: Karl Marx

Explicação: O filósofo era uma pessoa muito ativa politicamente em sua época, que é muito lembrado por sua filosofia revolucionária socialista.

Na frase “O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções”, o filósofo tenta explicitar que ter boas intenções não significa algo positivo. Não são as boas intenções que definem as situações, o ser humano é cheio de falhas e erros.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.