10 Filósofos que marcaram o mundo

Os estudiosos da Filosofia são nomeados como filósofos. Alguns foram de grande importância para a construção dos pensamentos éticos que conhecemos hoje.

0

O que é Filosofia? A palavra Filosofia é originada do grego e significa “amor à sabedoria”. Os estudos dessa área estão relacionados ao conhecimento, verdade, valores morais, mente, linguagem, entre outros.

O responsável por fazer esses estudos é nomeado como filósofo. Alguns tornaram-se conhecidos mundialmente. Por exemplo, quem nunca ouviu falar na famosa frase “Penso logo existo” de René Descartes? Ou em “Só sei que nada sei” de Sócrates?

Por isso, pensando nos grandes nomes da Filosofia, preparamos uma lista com 10 filósofos que marcaram o mundo.

10. Santo Agostinho

Santo Agostinho

Se queres conhecer uma pessoa, não lhe perguntes o que pensa, mas sim o que ela ama.

Além de filósofo, Santo Agostinho foi bispo católico e teólogo. Pelos católicos ele é visto como um santo. Ainda mais, como doutor da doutrina da igreja. Ele viveu de 354 d.C até 430 d.C. .

9.  Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche

 Nada lhe pertence mais que seus sonhos.

O filósofo não via sentido para a existência humana. Foi o autor de termos como “super homem”. Isso se referenciava a um homem superior. Ou seja, que teria a capacidade de transformar o que seria estabelecido pela humanidade e assim elevá-la. Ele inspirou diversos movimentos, como o existencialismo de Jean-Paul Sartre. Nietzsche viveu de 1844 a 1900.

8. Immanuel KantFriedrich Nietzsche

O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.

Kant ficou conhecido como o último filósofo que seguia os princípios da Era Moderna, com maior destaque para o Iluminismo. Além disso, Kant impactou grandemente no Romantismo alemão, além de filosofias idealistas. Ele viveu de 1724 a 1804.

7. São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino

A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.

O filósofo também é considerado um dos maiores teólogos da Igreja Católica. Uma de suas maiores influências foi Aristóteles e ainda refletiu profundamente em questões como ética e metafísica. Além de construir um novo sentido às causas de ser e de justificar a realidade. São Tomás de Aquino viveu de 1225 a 1274.

6. Jean-Jacques Rousseau

Rousseau

Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco.

Além de filósofo, Rousseau foi teórico político, compositor musical e ainda escritor. Ele é considerado um dos grandes nomes do Iluminismo francês e do Romantismo. Suas principais ideologias foram inspiradas na Revolução Francesa. A teoria do “Contrato Social” é de sua autoria e se refere aos direitos da sociedade. Ele viveu de 1712 a 1778.

5. Euclides de AlexandriaEuclides de Alexandria

As leis da natureza são apenas os pensamentos matemáticos de Deus.

Esse filósofo foi o criador da famosa geometria euclidiana. Além disso, foi professor e matemático platônico. Sua educação foi em Atenas e ainda esteve na Academia de Platão, justamente no período de crescimento da cultura helenística. Ele viveu de 360 a.C a 295 a.C.

4. René DescartesRené Descartes

Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.

René Descartes ficou muito conhecido pela invenção das coordenadas cartesianas e ainda por ter influenciado no cálculo moderno. Além de ser também conhecido como pai da filosofia moderna, é visto como o fundador da matemática moderna. Ele foi revolucionário em suas áreas de atuação. Descartes viveu de 1596 a 1650.

3. Platão Platão

Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.

O filósofo foi um dos discípulos de Sócrates. Além disso, foi responsável por fundar a Academia e ainda foi mestre de Aristóteles. Sua Filosofia é considerada muito influente e seus principais estudos foram na área de política e metafísica. Platão viveu de 428 a.C a 347 a.C.

2. Aristóteles Aristóteles

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.

Esse Filósofo é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos. Ele teve grande contribuição para o pensamento humano, principalmente em áreas como metafísica, lógica, política, entre outros. Aristóteles viveu de 384 a.C até 322 a.C.

1. Sócrates

Sócrates

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Em primeiro lugar, temos Sócrates. Esse Filósofo foi de grande importância para a Filosofia Ocidental. Na verdade, ele é o fundador do que se conhece hoje como Filosofia Ocidental. Seus primeiros estudos eram baseados na natureza da alma humana. Sua contribuição foi fundamental para o caráter ético da Filosofia. Sócrates viveu de 470 a.C a 399 a.C.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.