Geladeira romana antiga ainda com vinho e ossos de animais é encontrada na Bulgária; confira
O “refrigerador” arcaico e artefatos encontrados guardam a história e os hábitos das antigas civilizações militares do leste europeu.
Uma surpreendente exploração arqueológica em Novae, na Bulgária, localizou uma “geladeira” arcaica que era usada para armazenar alimentos e outros itens na era romana.
Conforme o comunicado oficial, o local pertenceu ao Império Romano e era considerado uma importante fortaleza militar para o fornecimento de água e alimentos. Inclusive, a região já é conhecida por guardar outras estruturas interessantes das civilizações antigas.
Em meio às ruínas de Novae, os arqueólogos da Universidade de Varsóvia estavam estudando um antigo acampamento militar das tropas romanas.
Durante cinco semanas, a equipe liderada pelo professor Piotr Dyczek analisou e mediu o complexo arqueológico.
Enquanto vasculhavam a área, os pesquisadores perceberam que o lugar tinha uma estrutura formada por cerâmica e canos de chumbo conectados a outro compartimento de cerâmica no solo.
Para Piotr Dyczek, esse espaço é um modelo de refrigerador arcaico que armazenava os alimentos e bebidas das tropas. O espaço estava abastecido com recipientes para o consumo de vinho, tigelas e ossos de animais.
“Isso nos permitirá recriar a última refeição”, disse Dyczek sobre a impressionante descoberta dos itens essenciais para a era romana.
Segundo ele, esse tipo de descoberta é extremamente rara, pois, normalmente, tais construções antigas não sobrevivem a reconstruções de edifícios.
(Imagem: Krzysztof Narloch/Reprodução)
Outra “geladeira” romana foi encontrada em 2022
Em outubro de 2022, outro compartimento similar foi revelado em Novae. Essa “geladeira” estava abastecida e guardava outros itens incomuns, como pratos e ossos de animais com vestígios de que a carne era assada para as tropas militares.
Além das “geladeiras”, os pesquisadores encontraram um antigo forno cerâmico do século IV, um pingente de prata em forma de rato e diversos vasos de cerâmica.
O conjunto de vasos apresenta detalhes pretos na superfície que podem determinar a cronologia histórica da região.
(Imagem: Krzysztof Narloch/Reprodução)
Para os pesquisadores, as descobertas do sistema de refrigeração rudimentar e dos artefatos oferecem dados importantes para determinar os hábitos e as estruturas da era romana na região.
Eles demonstram como as pessoas desenvolviam espaços subterrâneos engenhosos a fim de preservar os alimentos e garantir a sobrevivência.
Comentários estão fechados.