Geleira do Apocalipse derrete e deixa os cientistas preocupados

Você que ama assuntos científicos, veja abaixo os estudos sobre a geleira do apocalipse e detalhes do seu derretimento.

De fato, a natureza é inesperada. A geleira do Apocalipse está derretendo de maneira rápida e os cientistas estão preocupados com as consequências. Segundo pesquisas, a plataforma de gelo que sustenta a geleira em seu lugar está se tornando altamente vulnerável à medida que o oceano esquenta. Veja abaixo mais detalhes desse acontecimento.

Geleira do Apocalipse tem se tornado uma ameaça mundial

Estudos revelaram que o ritmo de derretimento ainda está lento. No entanto, rachaduras profundas de “escadas” no gelo estão derretendo muito mais rápido. Vale ressaltar que as mudanças climáticas interferem, e muito, nesse processo.

Qual o verdadeiro impacto dessa geleira ao nível mundial?

Todos os anos, ela despeja bilhões de toneladas de gelo e contribui com cerca de 4% para o aumento do nível do mar. Considerando um colapso completo da geleira, o mar poderá subir 70 cm, e já é o suficiente para devastar comunidades costeiras.

Mesmo que esse acontecimento possa levar centenas ou milhares de anos, há possibilidades de a plataforma de gelo se desintegrar muito mais cedo.

Detalhes da pesquisa realizada

Cientistas britânicos, após abrirem um buraco de quase 600 metros de profundidade, adicionaram um robô semelhante a um lcefin e, então, foram capturadas imagens e registros sobre a temperatura e salinidade da água, além das correntes oceânicas.

Resultados da pesquisa

Os cientistas descobriram que, mesmo que a geleira esteja recuando, a taxa de derretimento sob a maior parte plana da plataforma ainda é muito baixa. O valor foi estimado entre 2 a 5,4 metros por ano.

No entanto, o cientista Davis concluiu que ainda há um rápido recuo da geleira, então parece que não é preciso muito para empurrar a geleira fora de equilíbrio.

Outra descoberta foi realizada

Eles identificaram uma paisagem glacial aquática dominada por estranhos terraços e fendas em forma de escada. Além disso, eles descobriram que o derretimento era mais acelerado nessas áreas.

Concluiu-se, então, que o derretimento ao longo das rachaduras e terraços poderá se tornar o maior gatilho para o colapso da plataforma de gelo.

Novas pesquisas

David Rounce oferece uma nova pesquisa que ajudará a compreender melhor sobre o derretimento e, então, ser capaz de modelar como a geleira mudará no futuro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.