Greve dos Correios: quais estados serão afetados pela paralisação?
A um dia da Black Friday, os servidores do Correios estão organizando uma nova greve. Veja quais locais podem ser afetados.
Uma notícia divulgada nesta quarta-feira (22) pode complicar as compras dos consumidores brasileiros nesta Black Friday. Segundo informações divulgadas pela Reuters, uma greve dos Correios está sendo analisada entre os trabalhadores da estatal. Caso a greve seja aprovada, a paralisação acontecerá por tempo indeterminado, com previsão para se iniciar nesta quinta-feira (23).
Veja também: NOVIDADE! Uber agora permite a devolução de pacotes via Correios, UPS e FedEx; saiba mais
Dessa forma, a greve começaria antes de uma das principais datas para o comércio, a Black Friday, marcada para o dia 24 de novembro. A decisão dos trabalhadores seria uma resposta à recusa dos Correios de solucionar questões envolvendo um acordo coletivo que adicionaria R$ 250 ao salário base. No Tocantins, os colaboradores dos Correios já aprovaram a greve.
Os servidores da estatal são representados pela federação Findect, que descreve a recusa da empresa como um insulto direto aos trabalhadores. Além disso, a federação afirma ainda que a decisão dos Correios indica uma contradição ao proposto na negociação coletiva. A empresa entregou como proposta alternativa que o pagamento do montante aconteceria em “passos”.
Quais motivos podem causar a greve?
Dentre as reivindicações dos funcionários, a federação apontou a falta de realização de novos concursos públicos para os Correios. A Findect aponta também a iminente tributação sobre o bônus de R$ 1,5 mil combinado em janeiro entre a empresa e o sindicato, que pode causar prejuízos para os trabalhadores.
No entanto, a votação para a possível greve dos Correios ainda não aconteceu. Segundo a Reuters, o sindicato dos Correios das cidades de São Paulo e Bauru (SP), além dos estados do Rio de Janeiro e do Maranhão, já estão discutindo sobre o assunto. Dessa forma, enquanto a votação não ocorrer e a decisão não for anunciada, as atividades da empresa seguem em funcionamento.
Comentários estão fechados.