Inovação chinesa: dispositivo inteligente que substitui pontes ferroviárias bate recorde mundial
Antes da substituição, o recorde com maior velocidade garantia uma viagem de 12 horas.
A China Railway Construction Corporation (CRCC) anunciou que o país alcançou um novo recorde mundial ao substituir uma seção de uma ponte ferroviária em poucas horas, sem paralisar o serviço normal da ferrovia.
De acordo com a CRCC, esse feito superou o recorde anterior de cerca de 12 horas. A empresa afirmou que não há nada igual no mundo e destacou que o trabalho de substituição da ponte foi realizado durante um período em que a ferrovia não estava em uso.
Essa conquista demonstra a eficiência e a capacidade tecnológica da China na área de infraestrutura ferroviária. Utilizando uma máquina inteligente chamada Taihang, em homenagem às Montanhas Taihang, que separam o norte e o centro da China, a eficiência sem precedentes foi alcançada no projeto de substituição da ponte.
China faz uso de tecnologia rápida e eficaz em linha ferroviária
Taihang é um dispositivo dobrável que pode ser transportado por trilhos e, conforme explicou Wu Jingpeng, engenheiro sênior responsável pelo projeto no China Railway Fifth Survey and Design Institute Group, ele pode ser “transformado” no local.
Essa inovação tecnológica foi fundamental para o sucesso do processo de substituição da ponte em um tempo recorde de apenas quatro horas, sem interrupção do serviço ferroviário regular.
De acordo com a CRCC, além de ser altamente eficiente, a máquina é também a primeira máquina de substituição de pontes ferroviárias do mundo. Sua estreia ocorreu na substituição de uma seção desgastada da ponte localizada na linha férrea ShuoHuang, na província de Hebei, no norte da China.
Até o final de 2022, a China possuía uma extensão operacional de 155.000 quilômetros em suas ferrovias nacionais. Muitas dessas linhas ferroviárias existentes têm sido utilizadas há muitos anos, algumas com mais de um século de existência, superando sua vida útil de 50 anos.
De acordo com a empresa, mais de 40% das pontes ferroviárias no país têm sido usadas há mais de 30 anos.
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