Inscrições para o Encceja 2020/2021 já estão abertas; veja como fazer

Com modalidade para os ensinos fundamental e médio, a prova tem o objetivo de certificar os alunos que não terminaram os estudos ou não frequentaram a escola.


As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020/2021 abriram nesta segunda-feira, 11. A prova tem supervisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e cuida dos certificados de alunos dos ensinos fundamental e médio. 

As provas acontecerão em abril e o edital foi liberado no final de 2020. Quem se ausentou no último exame terá que justificar a ausência e pagar uma taxa.

Quem pode participar da prova?

A prova é destinada para qualquer pessoa que não concluiu os estudos em determinada etapa de ensino. Os estudantes deverão ter no mínimo 15 anos (para ensino fundamental) e 18 anos (para ensino médio). 

A prova é gratuita, paga apenas quem faltou na última edição. Podem participar também aqueles alunos que nunca frequentaram a escola.

Inscrição

Para quem deseja participar do exame, deverá se inscrever entre 11 e 22 de janeiro de 2021, no site do Encceja.

Confira o cronograma do Encceja 2020/2021

  • Inscrição: 11 e 22 de janeiro;
  • Ressarcimento: 11 a 27 de janeiro (somente para pessoas que não justificaram a ausência no exame passado); 
  • Resultado para atendimento especial: 1° de fevereiro; 
  • Recurso para recusa de atendimento especial: entre 1° e 5 de fevereiro; 
  • Resultados dos recursos: 12 de fevereiro; 
  • Solicitar uso de tratamento pelo nome social: 11 e 21 de janeiro; 
  • Resultado da solicitação do uso de nome social: 1° de fevereiro; 
  • Recurso: de 1° a 5 de fevereiro; 
  • Resultado: 12 de fevereiro; 
  • Aplicação das provas: 25 de abril.

Provas

São quatro provas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e a redação. Para o ensino fundamental são: Ciências naturais; Matemática; Língua portuguesa com redação; Línguas estrangeiras (inglês e espanhol); Artes; Educação física; História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Para o ensino médio: Química; Física; Biologia; Matemática; Língua portuguesa com redação; Línguas estrangeiras (inglês e espanhol); Artes; Educação física; História; Geografia; Filosofia e Sociologia.

Como escrever uma boa redação no Encceja?

A redação do exame é do tipo dissertativo-argumentativo e o texto deve ter quatro parágrafos, construídos em três partes: um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão.

O estudante deve dar a sua opinião em terceira pessoa e ficar muito atento às normas gramaticais, evitar gírias, abreviações e usar pontuação correta.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More