Como fazer uma redação

Redações são pedidos em processos seletivos para mostrar a capacidade de interpretação, escrita e conhecimento do candidato. Confira como fazer uma redação.

Uma redação é o momento em que o escritor pode demonstrar seus conhecimentos, capacidade de elaborar ideias, escrita e muitas outras características. Apesar da importância, muitas pessoas têm dificuldade em desenvolver o texto.

A estrutura da redação é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Assim, o modelo mais pedido é o dissertativo-argumentativo. Nesse modelo, é necessário levantar uma hipótese e comprová-la por meio de argumentos.

Ao final, deve-se expor uma solução para o problema. Para facilitar esse processo, reunimos uma lista de 5 passos de como fazer uma boa redação.

1. Anote as ideias

Ao ler a proposta e textos de apoio, anote as ideias que surgirem. É comum que nesse momento aconteça um fluxo de referências e ideias que podem ser utilizados na redação. Para não esquecê-los, devem ser anotados enquanto surgem, assim como onde poderiam se encaixar no texto.

2. Elabore a introdução

A introdução deve contextualizar o assunto. Isso significa que o leitor deve entender como o tema é relevante para a sociedade. Além disso, a introdução deve resumir precisamente o rumo que o texto tomará.

3. Estruture os argumentos

O desenvolvimento é muito importante para demonstrar conhecimentos. Assim, um jeito simples de organizar essa parte é separando os argumentos em dois parágrafos. Em cada parágrafo, um argumento deve ser sustentado e aprofundado por uma informação ou teoria, com um bom fundamento e referências.

Algumas perguntas que podem ser levantadas e respondidas nesse momento são:

  • Como isso ocorre?
  • Onde surgiu?
  • Quem é responsável?

4. Pense em uma conclusão

Na conclusão, retome a ideia central do texto. Assim, todos os blocos da redação ficam coerentes entre si. Além disso, após destacar os pontos mais importantes, é necessário apresentar uma solução viável.

Para isso, recomenda-se pensar quem poderá realizar o plano de solução e como ele poderá ser implementado.

5. Revise

Para garantir que nenhum erro passe despercebido, é necessário reler o texto cuidadosamente. Nesse processo, atente-se aos erros ortográficos e se há coesão textual.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.