Ainda é possível se candidatar na Olimpíada de Astronomia até 10 de maio!
Escolas do ensino fundamental e do ensino médio poderão se candidatar diretamente pelo site. Confira mais detalhes sobre o evento!
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é considerada a maior competição de ciência no Brasil e chegou a mais uma edição neste ano. O marco atingido conta com 26 edições e permanecerá com as inscrições abertas até o dia 10 de maio. A realização do evento é em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
João Batista Garcia Canalle, o astrônomo e coordenador da Olimpíada de Astronomia no Brasil, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), informou que a intenção do evento é fazer com que os mais novos tenham acesso à ciência e se interessem pela astronomia, promovendo acessos para diferentes escolas e diferentes públicos.
Como será a Olimpíada de Astronomia?
A competição é voltada para alunos do ensino fundamental e do ensino médio, sejam brasileiros ou estrangeiros, o importante é estar em uma escola de língua portuguesa.
Escolas públicas ou privadas podem se inscrever na competição que acontecerá no dia 19 de maio, 9 dias após o encerramento das inscrições. O evento será presencial, com fase única para a participação.
Em 2022, durante a 25.ª edição, o evento recebeu quase 2 milhões de inscrições, um grande marco de um crescimento considerável para a organização, chegando a 115% a mais de participantes comparado ao ano de 2021.
Como se candidatar?
Neste ano, a candidatura da escola precisa ser de forma online através do site da Olimpíada até o dia 10 de maio.
O aluno que desejar participar e a escola que estuda não estiver inscrita, poderá optar por participar em outra instituição cadastrada na competição para participar do evento.
A divisão da OBA é separada em quatro níveis: as três primeiras etapas são voltadas para os alunos do ensino fundamental e a quarta e última etapa é voltada para alunos do ensino médio.
A avaliação conta com 10 perguntas, sendo 3 de astronáutica e 7 de astronomia, sendo a maior parte de raciocínio lógico.
Os alunos terão a oportunidade de praticar através do ‘Simulado OBA’ para se preparar, disponível também no site da competição ou em vídeos no YouTube oficial da olimpíada.
Comentários estão fechados.