INSS: quem precisa fazer a prova de vida em 2024?

Para este ano, o INSS garante maior conforto aos beneficiários. Saiba como a prova de vida vai funcionar!

A prova de vida, um procedimento fundamental para garantir a continuidade dos pagamentos realizados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Entre os pagamentos estão a aposentadoria, benefícios previdenciários e diferentes tipos de pensão. Por isso, para garantir o repasse, os beneficiários precisam declarar a prova de vida.

Até o fim de 2022, o segurado do INSS precisava ir até a agência bancária de origem para declarar a prova de vida. Só que, em 2023, o Instituto garantiu que os beneficiários pudessem desfrutar de um novo formato de prova e vida.

Para 2024, entenda como vai funcionar esse processo e quem precisa declarar ainda no mês de janeiro.

Quem precisa fazer a prova de vida em 2024?

O INSS exige que os todos os beneficiários de aposentadorias, pensões por morte e outros benefícios por incapacidade façam a prova de vida anualmente. Este procedimento visa assegurar que os beneficiários do INSS ainda estão vivos.

Como será a prova de vida do INSS em 2024

De acordo com as normas estabelecidas na Portaria 1.408, datada de 2 de fevereiro de 2022, o INSS conduz a pesquisa de dados em suas próprias fontes, em instituições bancárias e em outras entidades públicas.

Essa busca visa obter evidências que confirmem a condição de vida do segurado. O INSS deve compilar um conjunto abrangente de informações capazes de comprovar a vitalidade do segurado em um prazo de até dez meses, contados a partir do seu aniversário.

Caso as informações coletadas não sejam suficientes, o INSS notificará o beneficiário para efetuar atualizações em determinados dados, como os que serão listados logo mais.

Abaixo, confira a lista dos dados recolhidos pelo INSS para a prova de vida do beneficiário:

  • Recebimento do pagamento de benefício com autenticação biométrica na rede bancária e outros;
  • Emissão ou renovação de passaporte, carteira de identidade e outros documentos;
  • Será preciso atualizar no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
  • Atenção ao recadastramento ou ao cadastro dos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Vacinação recente pelo SUS;
  • Atendimento pelo SUS ou na rede conveniada ao governo;
  • Realização de perícia médica;
  • Atendimento presencial nas agências do INSS;
  • Contratação de empréstimo consignado com autenticação biométrica;
  • Fazer uso do aplicativo Meu INSS, com o selo ouro.
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