Intercâmbio ganha status de estágio com nova lei aprovada
Presidente sanciona lei e assunto abre discussão sobre qual dos dois é mais efetivo para os estudantes.
A Lei 14.913/2024, aprovada e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho, equipara intercâmbio internacional aos estágios obrigatórios para quem está no ensino superior.
Isso abre uma discussão sobre o que vale mais a pena para o futuro profissional dos estudantes universitários.
Afinal de contas, o estágio é a oportunidade de colocar em prática o conteúdo que se assimila durante o ensino superior.
Por outro lado, o intercâmbio é uma experiência de conhecer novos idiomas, novas culturas e viver situações inéditas na vida.
Inclusive, muitos especialistas em Recursos Humanos se dividem sobre o assunto. Além de os próprios estudantes ficarem na dúvida sobre o que realmente é melhor.
Vantagens do estágio e do intercâmbio
Em entrevista ao portal de notícias Terra, a especialista em RH Helenice Resende entende que o intercâmbio, mesmo importante, não substitui a prática do estágio.
Alguns especialistas também ressaltam que o estágio, além de colocar em prática o conhecimento da faculdade, ainda permite o contato com profissionais experientes. E, no futuro, pode render uma efetivação na empresa, garantindo um emprego e uma carreira consolidada.
Já Camilla Gouveia, especialista em educação internacional, aposta no diferencial oferecido pelo intercâmbio na hora de enriquecer o currículo.
Os jovens que optam pelo intercâmbio conseguem valorizar o currículo, pois, entre outros aspectos, ganham a capacidade de adaptação. E isso tem peso na hora da contratação e avaliação por uma determinada empresa.
Logo, a união entre o conhecimento acadêmico e a experiência de vida é o diferencial. Isso sem contar a possibilidade de aprender um novo idioma após o contato com nativos e voltar para casa mais preparado para o mercado de trabalho aqui.
É possível fazer os dois?
Em muitos casos, é possível fazer o estágio e o intercâmbio cultural, desde que haja tempo hábil. Em situações específicas, o estudante universitário faz o estágio em alguma empresa e, nas férias da faculdade, faz o intercâmbio, se afastando por um período do serviço.
De todo o modo, as duas opções valorizam o currículo e valem como experiências de vida. Mais que isso, a oportunidade de fazer as duas atividades é um privilégio para poucos e nem todos conseguem conciliar.
Comentários estão fechados.