Invasões estrangeiras no Brasil

Com a chegada dos portugueses nos territórios brasileiros, outros países europeus passaram a ter interesse nas novas terras. Por isso, houveram invasões, como as francesas, holandesas e inglesas.

0

Em 1500, os portugueses chegaram ao Brasil. Logo, outros países passaram a se interessar pelas novas terras. Isso fez com que invasões e ataques fossem programados pelos outros povos europeus, como franceses, holandeses e ingleses.

Esses ataques aconteceram principalmente durante os séculos XVI e XVII, no Brasil Colonial. Todos tinham o mesmo objetivo, que era a exploração dos recursos naturais e a apropriação de determinadas regiões no território recém-descoberto.

Confira agora quais foram as invasões estrangeiras no Brasil Colonial.

Invasões francesas

As invasões francesas se iniciaram no ano de 1555, comandadas pelo almirante francês Nicolas Villegaignon. Nesse período, foi fundada a França Antártica, no Rio de Janeiro. Mas, os invasores foram expulsos da região pelos portugueses e povos indígenas em 1567.

Após isso, no ano de 1962, os franceses tentaram invadir as terras brasileiras mais uma vez. O comandante foi o capitão da marinha francesa Daniel de La Touche. Fundaram, então, a cidade São Luís (Maranhão) e paralelo a isso, a França Equinocial. Após três anos, foram expulsos.

Houve uma terceira tentativa de invasão, entre os anos 1710 e 1711. Porém, sem sucesso.

Invasões holandesas

No ano de 1599, as cidades Rio de Janeiro, Salvador e Santos foram atacadas pelos holandeses. Em 1603, a Bahia também foi invadida. Mas, com a ajuda dos espanhóis, os portugueses conseguiram expulsar os holandeses em 1625.

Em 1630, se iniciou a maior invasão estrangeira no Brasil. Esta se iniciou quando os holandeses invadiram a região do litoral pernambucano. Entre 1630 e 1641, conseguiram ocupar outras áreas litorâneas, como Maranhão, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Invasão holandesa em Pernambuco
O mapa de Nicolaes Visscher mostra o cerco a Olinda e Recife (PE) em 1630.

Com o objetivo de administrar as áreas até então invadidas, o Conde holandês Maurício de Nassau, chegou ao Pernambuco em 1637.

Após todas essas invasões holandesas, em 1644, atitudes foram tomadas pelos portugueses para a expulsão dos invasores do nordeste brasileiro. Então, no ano de 1645 se iniciou a Insurreição Pernambucana.

Apesar de as tropas holandesas terem sido vencidas em 1648, com a conhecida Batalha dos Guararapes, a expulsão definitiva só foi em 1654.

Invasões inglesas

Aos comandos do corsário inglês Thomas Cavendish, os ingleses invadiram e ocuparam as cidades de São Vicente e Santos. Isso foi no ano de 1951 e permaneceram por menos de três meses.

Você também pode gostar:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.