Itaú Social 2022 distribuirá 2 milhões de livros infantis físicos e para download
O projeto “Leia para uma criança” distribuirá 2 milhões de livros infantis para instituições e Secretarias Municipais de Educação.
O projeto social do Itaú “Leia para uma criança” distribuirá 2 milhões de livros infantis para instituições e Secretarias Municipais de Educação. Nesta edição de 2022, foram selecionadas duas obras através de um edital que preferencialmente elegia histórias que valorizassem as culturas negra e indígena.
Leia mais: 6 Dicas de como escolher as primeiras leituras das crianças
Neste ano, somente organizações sociais e Secretarias poderão solicitar os exemplares com prazo máximo até o dia 2 de setembro, às 18h, por meio do preenchimento de um formulário. Outra informação importante acerca da entrega é que serão priorizadas localidades mais vulneráveis socialmente, com base em indicadores como o Ideb, índice de Gini e outros. Você pode conferir no site do projeto o perfil esperado e a listagem das cidades prioritárias.
As obras selecionadas para esta edição são “De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar” e “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”. Além disso, serão oferecidos 14 títulos digitais e 22 obras audiovisuais com acessibilidade, dos anos anteriores, para crianças portadoras de necessidades especiais. Os arquivos podem ser baixados em PDF acessando a estante digital do projeto.
O principal objetivo do projeto é estimular a leitura e a interação dos adultos na vida escolar e afetiva da criança, com trabalhos que promovem a integração social e a valorização das diferenças.
“E, diante dos desafios impostos pelo acirramento das desigualdades, reafirmamos o nosso compromisso com a equidade. Direcionamos os esforços da campanha para promover e democratizar o acesso à leitura literária de qualidade para famílias e crianças em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. Nossa intenção é que mais crianças ampliem seu repertório cultural usando a imaginação e a criatividade, enriquecendo e expandindo, assim, suas experiências com os outros e com elas mesmas” declara Angela Dannemann, CEO do Itaú Social.
Conheça mais sobre as obras desta edição:
De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar
- Editora: Companhia das Letrinhas
- Autor: Otávio Júnior
- Ilustrações: Bruna Lubambo
- Sinopse: Apresenta danças e ritmos periféricos com base em uma pesquisa cuidadosa sobre o estilo funk e demais aspectos culturais no país.
A pescaria do curumim e outros poemas indígenas
- Editora: Panda Books
- Autor: Tiago Hakiy
- Ilustrações: Taísa Borges
- Sinopse: Apresenta 12 poemas que valorizam a riqueza da natureza sob o olhar indígena do povo de Sateré Mawé no dia a dia da floresta.
As duas obras podem ser solicitadas em braile, em fonte ampliada e em formato audiovisual com múltiplos recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição.
Seleção dos livros para 2023
As inscrições dos livros para a edição do ano que vem podem ser feitas via formulário até 9 de setembro, às 18h. Serão aceitas produções de até 50 páginas de escritores e ilustradores latino-americanos, nascidos e residentes. Cada editora pode inscrever até três títulos no edital, desde que não tenham sido contempladas na última edição.
Comentários estão fechados.