Jardinagem urbana oferece inúmeros benefícios à saúde, segundo estudo
Dados foram levantados por cientistas finlandeses e mostram a necessidade do contato das pessoas com a natureza.
Especialistas entendem que a jardinagem urbana pode melhorar sua imunidade. Mas o que é a jardinagem urbana? Como o nome sugere, é uma forma de cultivar plantas e frutas dentro de uma área metropolitana.
Além da questão medicinal, cuidar de plantas é uma forma de ter um momento relaxante e prazeroso. Por isso, muita gente gosta e tem plantas em casa, onde é possível ocupar melhor o tempo.
Benefícios da jardinagem urbana para a saúde
Uma pesquisa realizada por cientistas finlandeses e divulgada na revista Environment International mostra que alguns micróbios expostos na jardinagem urbana ajudam o organismo da pessoa.
Quando em contato com tais micro-organismos, a pessoa fortalece seu sistema imunológico, o que diminui as chances de ela adquirir doenças.
Ainda segundo a pesquisa, após um mês de exposição direta à jardinagem urbana, foi constatado o aumento de bactérias boas na pele, isso ampliou a quantidade de moléculas consideradas anti-inflamatórias no sangue.
Confira outros benefícios da jardinagem urbana
Além da imunidade, a jardinagem urbana, principalmente indoor (interna), melhora a saúde mental, por ser uma forma de distração, especialmente para pessoas de idade mais avançada já aposentadas.
Outra melhoria é a redução da ansiedade e dos níveis de estresse, o que garante mais qualidade de vida e melhor capacidade de manter um equilíbrio emocional.
O cultivo de plantas em casa vai melhorar ainda a atividade motora e a memória das pessoas, além de estimular a visão e, até mesmo, a criatividade.
A jardinagem urbana se mostra assim uma possibilidade de fortalecer a saúde e elevar a qualidade de vida, sem precisar sair de casa.
Portanto, quem deseja fazer um jardim ou uma horta no na própria residência, já tem mais motivo para seguir com a ideia.
Comentários estão fechados.