Lei da Oferta e da Procura

A Lei da Oferta e da Procura é o fenômeno que determina os preços no mercado.

A Lei da Oferta e da Procura é o fenômeno que estabelece os valores dos produtos no mercado. De modo geral, a oferta e a procura são determinantes para que o capitalismo ocorra.

Assim, ela é uma das bases do liberalismo econômico que busca equilibrar a satisfação das empresas e dos clientes.

Definições

Vejamos a seguir como o mercado, oferta e procura são definidos:

  • Mercado: local em que os produtos são oferecidos aos consumidores;
  • Oferta: quando os produtos são oferecidos ao mercado;
  • Procura: quando o cliente quer comprar e consumir determinado produto.

A Lei da Oferta e da Procura

O funcionamento da Lei da Oferta e da Procura ocorre da seguinte maneira:

Procura

  • Caso a demanda aumente, o valor do produto aumentará.
  • Caso a demanda diminua, o valor do produto diminuirá.

Exemplo 1: No início da pandemia do novo coronavírus, milhares de pessoas foram em busca do álcool em gel para se protegerem do vírus.

Desse modo, o valor do produto aumentou mais do que se ele fosse vendido fora da pandemia.

Exemplo 2: Preciso de um casaco para suportar o inverno, assim como muitas pessoas precisam.

Desse modo, o valor da peça de roupa aumentará mais do que se o produto fosse vendido no verão, uma estação do ano em que, geralmente, os objetos relativos ao inverno são vendidos a um preço abaixo do mercado.

Oferta

  • Se a oferta do produto no mercado aumenta, o valor diminui.
  • Se a oferta do produto no mercado diminui, o valor aumenta.

Exemplo 1: Se no início da pandemia do novo coronavírus várias pessoas vendessem frascos de álcool em gel, o valor do produto teria que diminuir.

Por outro lado, se tivesse apenas um fornecedor vendendo álcool em gel, o preço seria elevado, pois as pessoas estariam dispostas a pagar qualquer preço para se proteger do vírus.

Exemplo 2: Se várias pessoas vendessem casacos de inverno, o valor do produto teria que diminuir para que ele pudesse ser vendido.

Se houvesse apenas uma pessoa vendendo o casaco de frio na cidade, seu valor seria alto, pois toda a população estaria disposta a pegar o preço para se proteger do frio.

Variação dos preços

Os preços variam por inúmeros fatores. Quando um número elevado de pessoas buscam pelo mesmo produto, eles tendem a aumentar.

Isso ocorre porque o fornecedor está ciente que o consumidor está disposto a pagar o preço que for por um produto que será difícil de ser encontrado.

Do mesmo modo, quando ninguém está em busca de um determinado produto, o valor dele tende a diminuir, pois só assim o fabricante conseguirá vendê-lo.

Ponto de equilíbrio entre a oferta e a procura

Lei da Oferta e da Procura
Gráfico: o ponto de equilíbrio da Lei da Oferta e da Procura

No plano ideal, o ponto de equilíbrio ocorreria se a oferta e a demanda (procura), fossem iguais. Somente assim os preços ficariam em um nível razoável, isto é, nem muito caros e nem muito baratos.

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