Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá é uma das figuras mais conhecidas do século XX, principalmente devido ao seu trabalho humanitário.

Madre Teresa de Calcutá era uma humanitária, isso significa que ela dedicou sua vida para ajudar outras pessoas. Toda a sua trajetória foi totalmente dedicada a ajudar os pobres, os doentes, os necessitados e os desamparados.

Foto de Madre Teresa
Foto de Madre Teresa

Madre Teresa nasceu em Uskub, Império Otomano, em 26 de agosto de 1910. Esta cidade é agora chamada Skopje e é a capital da República da Macedônia. Seu nome de nascimento era Agnes Gonxha Bojaxhiu. Seu pai morreu quando ela tinha oito anos e ela foi criada por sua mãe.

Agnes cresceu na Igreja Católica Romana e decidiu dedicar sua vida a Deus em tenra idade. Quando completou 18 anos, Agnes se juntou às Irmãs de Loreto para se tornar missionária na Índia. Antes de poder ir para a Índia, ela teve que aprender inglês. Ela passou um ano na Irlanda aprendendo a falar inglês no Loreto Abby.

Um ano depois, Agnes começou seu trabalho missionário em Darjeeling, na Índia. Ela aprendeu a língua local, bengali, e ensinou na escola local. Em 1931, ela fez seus votos como freira e escolheu o nome Teresa. Ela ensinou por muitos anos na Índia, tornando-se diretora de uma escola no leste de Calcutá.

Contribuição

Quando ela tinha 36 anos, Madre Teresa sentiu o chamado de Deus para ajudar os pobres da Índia. Ela recebeu um treinamento médico básico e, em seguida, partiu para ajudar os doentes e necessitados.

Esta não foi uma tarefa fácil em 1948. Ela tinha muito pouco apoio e, ao tentar alimentar e ajudar os mais pobres dos pobres, ela mesmo estava constantemente com fome e até teve que implorar por comida.

Missionários da Caridade

Em 1950, Madre Teresa formou um grupo dentro da Igreja Católica chamado Missionários da Caridade. Ela descreveu o propósito dos Missionários da Caridade como uma organização que cuidaria “dos famintos, os nus, os sem-teto, os aleijados, os cegos, os leprosos, todas aquelas pessoas que se sentem indesejadas, desprezadas, negligenciadas em toda a sociedade, pessoas que se tornaram um fardo para a sociedade e são evitadas por todos”.

Quando ela começou os Missionários da Caridade, haviam apenas 13 membros. Hoje, o grupo tem mais de 4.000 membros que se preocupam com pessoas de todo o mundo. Não foi uma tarefa fácil construir essa organização e manter o foco nas pessoas mais pobres. Ela trabalhou quase até a sua morte, em 5 de setembro de 1997.

Curiosidades

  • Madre Teresa foi beatificada pela Igreja Católica. Este é um passo no caminho para se tornar um santo. Ela agora é chamada de Beata Teresa de Calcutá.
  • Ela nunca mais viu sua mãe ou irmã depois de sair de casa para se tornar missionária.
  • O aeroporto internacional da Albânia tem o seu nome, o Aeroporti Nene Tereza.
  • Ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Em vez de ter o tradicional banquete de honra do Nobel, ela pediu que o dinheiro do banquete fosse doado aos pobres da Índia.
  • Ela viajou para uma zona de guerra para resgatar 37 crianças das linhas de frente.
  • Ela recebeu inúmeros prêmios por todo o seu trabalho de caridade, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade do presidente Ronald Reagan.
  • Demora cerca de 9 anos de serviço para se tornar um membro pleno dos Missionários da Caridade.

Frases de Madre Teresa de Calcutá

  • “O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso.”
  • “Quando descanso? Descanso no amor.”
  • “Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor.”
  • “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”
  • “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.”
  • “A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.”
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.