Manchou a roupa com água sanitária? Não jogue-a fora antes de ler esse artigo!
Sua roupa manchou de cloro e você pensou em descartá-la? Não faça isso antes de descobrir como se livrar dessa mancha.
A água sanitária é um agente de branqueamento muito poderoso que pode desbotar a cor dos tecidos. Se for aplicada diretamente sobre o tecido colorido, a famosa “cândida” pode remover a pigmentação.
Consequentemente, isso acaba deixando manchas esbranquiçadas nas roupas. Se o produto não for completamente enxaguado das roupas após o uso, os resíduos de cloro podem permanecer nos tecidos.
Tais resíduos podem reagir com o suor ou outros produtos químicos, resultando em manchas amareladas. Malhas como seda, lã, spandex e alguns tipos de fibras sintéticas ainda são sensíveis à água sanitária e podem se deteriorar.
Além disso, elas podem perder a elasticidade quando expostas à água sanitária. Inclusive, se o produto for deixado nas roupas por muito tempo, pode corroer as fibras do tecido.
Você “estragou” alguma roupa com água sanitária recentemente? Se sim, calma. Abaixo detalhamos algumas soluções para esse problema!
Aposte na combinação de sal com bicarbonato
Antes de proceder à avaliação da situação, comece por enxaguar cuidadosamente a área manchada com água fria e, em seguida, aplique uma combinação de creme composto por bicarbonato de sódio e sal.
Permita que tal mistura aja por alguns minutos antes de remover os produtos com a ajuda de um pincel.
(Imagem: divulgação)
Álcool para os tecidos escuros
Caso a malha seja de tonalidade escura e a mancha feita pela água sanitária de pequena dimensão, uma alternativa é empregar álcool. Nesse caso, umedeça um pedaço de algodão com este líquido e aplique-o na parte exterior da mancha.
Passe o algodão de fora para dentro, tomando cuidado para não permitir que os pigmentos coloridos da mancha se espalhem para as áreas que não estão manchadas.
O que fazer se a mancha for grande?
Quando a marca é extensa e a região descolorida é grande, simplesmente remover a mancha pode não ser suficiente para restaurar a cor original da peça. Nesse caso, uma alternativa é realizar uma tintura na roupa.
Para isso, adquira uma tinta adequada ao tipo de tecido que está tratando e siga atentamente as instruções fornecidas na embalagem do produto.
Prepare a cor desejada em um recipiente apropriado, como uma tigela, e submerja completamente a roupa no líquido corante.
Viu só como nem sempre os danos provocados pela água sanitária em roupas são permanentes?
Comentários estão fechados.