15 Melhores filmes medievais para você assistir

Os filmes que representam os tempos da idade média conquistam muitos fãs pelo mundo. Confira quais são os melhores filmes medievais.

Os filmes medievais podem encantar quem é fã de cinema. Eles são cheios de ação e efeitos especiais e, em geral, contam histórias de personagens épicos da Idade Média.

Nesse período, também denominado por historiadores como Idade das Trevas, haviam muitas guerras e combates entre guerreiros.

A desigualdade social era enorme, pois a sociedade era dividida entre a nobreza, os cavaleiros, os servos e a Igreja.

Por isso, existem muitos temas para serem abordados nesse contexto, e muitas guerras épicas para serem criadas ou interpretadas.

Assim, esses filmes surpreendem, fascinam e prendem a atenção do expectador.

Confira quais são os melhores filmes de medievais de todos os tempos.

 Highlander (1986)

1  Highlander (1986)

Highlander conta com a direção de Russell Mulcahy e pertence aos gêneros ação e fantasia.

O filme retrata a história de Connor MacLeod, um guerreiro de origem escocesa que possui caráter imortal.

A narrativa se desenvolve em dois momentos diferentes, um no início do século XVI e outro ao fim do século XX.

O guerreiro precisa enfrentar duelos de espada contra outros imortais. A única forma de vencer os duelos é decapitando o inimigo.

O Nome da Rosa (1986)

2 O Nome da Rosa (1986)

O Nome da Rosa foi dirigido por Jean-Jacques Annaud e é conhecido como um filme de suspense.

Ambienta-se na primeira metade do século XVI, em um mosteiro italiano, onde acontecem vários assassinatos repentinos.

O monge franciscano William de Baskerville é chamado para investigar as mortes.

Cruzada (2005)

3 Cruzada (2005)

Cruzada, filme dirigido por Ridley Scott, é considerado dos gêneros ação, aventura e drama.

Conta a história de Bailan, um jovem ferreiro que se junta a um cavaleiro e ao seu pai para partir nas cruzadas, lutando por Jerusalém.

Após uma longa jornada, o Bailan percebe que seu destino é lutar pela paz na Terra Santa, assim como seu pai.

Excalibur (1981)

4 Excalibur (1981)

Excalibur, filme de aventura e drama, foi dirigido por John Boorman.

Excalibur é o nome da espada do poder, dada ao rei Uther Pendragon, que acaba sendo vítima de uma emboscada.

Antes de morrer o rei enterra a espada em uma pedra e proclama que o próximo cavaleiro que conseguir retirar a espada será o novo rei.

Entretanto, ninguém consegue realizar tal feito, até que um dia um jovem escudeiro consegue retirar a espada, mas sua autoridade não é reconhecida.

Joana D’Arc (1999)

5 Joana D’Arc (1999)

Joana D’arc, dirigido por Luc Besson, possui caráter biográfico.

Ambienta-se no século VI e conta a história de uma jovem camponesa que dizia ouvir mensagens de santos.

Essa camponesa se transforma em líder do exército francês, recebe o reconhecimento de muitas pessoas e é canonizada após 1999.

Coração Valente (1995)

6 Coração Valente (1995)

Coração Valente, dirigido por Mel Gibson, é classificado como filme de guerra e drama biográfico.

O filme se passa no século XIII, quando soldados ingleses matam a mulher de William Wallace e o personagem vai em busca de vingança.

William se torna líder do exército escocês, contra o monarca inglês Edward I. Assim, o povo escocês criou seu exército de independência contra o reino da Inglaterra.

Além disso, o filme apresenta um enredo dramático e bem construído. É um marco na histórica dos filmes medievais, recebendo boas criticas até os dias atuais.

Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado (1975)

7 Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado (1975)

Monty Python é um filme medieval de comédia, fantasia e aventura, o que o difere de muitos outros filmes de época que se utilizam apenas do drama.

Com direção de Terry Jones e Terry Gilliam, o filme conta a história do Rei Arthur que busca por cavaleiros para acompanhá-lo na sua jornada em busca do Santo Graal, o cálice sagrado.

Nessa busca, o Rei Arthur recruta cavaleiros, cujos principais são: Sir Lancelot, o Bravo; Sir Robin, o Não-tão-bravo-quanto-Sir Lancelot; Sir Galahad, o Puro.

Toda essa aventura é desbravada com muito humor.

Henrique V (1989)

8 Henrique V (1989)

Henrique V, filme dirigido por Kenneth Branagh, conta a história do jovem Rei Henrique V que, ao consolidar sua autoridade como rei da Inglaterra, decide dar passos maiores e invadir a França, liderada pelo Rei Charles VI.

Sua decisão advém do fato de julgar ser o verdadeiro herdeiro do trono. Com isso, o Rei Henrique V reúne e lidera seu exército para a grande Batalha de Azincourt.

Arn – O Cavaleiro Templário (2007)

9 Arn – O Cavaleiro Templário (2007)

Arn é um dos filmes mais recentes desta lista e foi dirigido por Peter Flinth.

A narrativa do filme se desenvolve ao redor de Arn Magnusson, criado em um mosteiro para ser um monge e treinado para ser um jovem guerreiro.

Porém, o jovem decide deixar o lugar de sua criação e acaba conhecendo uma moça, Cecília, por quem ele se apaixona. Entretanto, essa atitude não é aprovada pela igreja.

Assim, os dois jovens apaixonados recebem punições por isso. Arn é enviado para lutar na Terra Santa e Cecília é enviada para um convento.

Coração de Cavaleiro (2001)

10 Coração de Cavaleiro (2001)

Coração de Cavaleiro foi dirigido por Brian Helgeland.

O jovem William Thatcher decide participar de uma competição de cavaleiros após a morte de seu mestre para substitui-lo.

Porém, para conseguir competir ele precisa fazer parte de uma família nobre, então, ele procura uma maneira de forjar a existência dessa família e passa a treinar incansavelmente.

Robin Hood (2010)

11 Robin Hood (2010)

Robin Hood é um filme clássico de época medieval. Dirigido por Ridley Scott, este filme é muito popular e sua história é bastante conhecida.

A história inserida no filme é sobre Robin Hood, que cumpre o papel de herói-ladrão.

O protagonista é um excelente arqueiro que rouba dinheiro dos ricos para dar aos pobres. O filme apresenta a história das origens e trajetórias do arqueiro.

O Leão no Inverno (1968)

12 O Leão no Inverno (1968)

O Leão no Inverno, dirigido por Anthony Harvey, conta com um drama histórico ao redor da narrativa da sucessão de Henrique II, no século XII.

O filme se passa na Inglaterra, quando existe uma disputa dos herdeiros do rei pelo poder.

Apesar do rei e da rainha terem preferências diferentes sobre qual filho deveria assumir o poder, os três irmãos não se importam com a escolha dos pais e planejam estratégias e alianças para derrotar uns aos outros.

O 13º Guerreiro (1999)

13 O 13º Guerreiro (1999)

O 13º Guerreiro, dirigido por John McTiernan, ambienta-se no século X, quando Ahmed Ibn Fahdlan, um cortesão árabe, se apaixona por uma mulher já comprometida com outro homem. O marido da mulher o denuncia ao Califa, governante muçulmano.

Por isso, ele é enviado terra de Tossuk Vlad, situada ao norte árabe, onde residia muitos bárbaros. Além disso, ele foi expulso da família e de tudo que conhecia.

Na sua jornada ao norte, conheceu o povo viking e ficou intimidado com a cultura diferente.

Porém, o que o assustou de verdade foi a escolha do povo viking ao pedir que Ibn Fahdlan lutasse, ao lado deles, contra o terror que os devastava.

Ele acabou sendo escolhido porque um vidente declarou que treze guerreiros deveriam lutar contra os inimigos, e o 13º não poderia ser um homem do norte.

 O Sétimo Selo (1957)

14  O Sétimo Selo (1957)

O Sétimo Selo, filme dirigido por Ingmar Bergman, é do gênero dramático. Um clássico dos filmes medievais!

O filme decorre no século XIII, narrando a história de em cavaleiro que após 10 anos retorna das cruzadas.

Ele encontra seu país devastado pela peste negra e dialoga com a morte, que planeja levá-lo.

Entretanto, o cavaleiro não quer se entregar e tenta escapar do fim ganhando tempo com um jogo de xadrez. A vitória no jogo decidirá qual será seu destino.

Coração de Dragão (1996)

15 Coração de Dragão (1996)

Coração de Dragão, dirigido por Rob Cohen, é um filme que se passa no século X, após a morte do Rei Einon durante uma revolta de camponeses.

O filho do rei, um jovem príncipe está presente durante a revolta e vê a morte do seu pai.

Para salvar o jovem príncipe, a rainha invoca o poder de um dragão. Porém, a criatura pede para que o príncipe compartilhe metade do coração.

Posteriormente, quando o príncipe vira rei, ele se torna mais tirano e perverso que o pai.

Com isso, um guerreiro conclui que quem está proporcionando essa tirania é o coração do dragão. Então, ele decide matar todos os dragões, mas, quando resta apenas um, o cavaleiro passa a ter outra visão.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.