16 Melhores filmes de guerra

Se você curte um bom filme com temática de guerra, confira nossa lista com os 16 melhores filmes de guerra já produzidos.

0

Os filmes de guerra são em suma bastante comoventes. Ao lidarem com temas delicados, como a perda e a morte, as produções do gênero tentam recriar ao máximo eventos históricos que marcaram época, trazendo um olhar mais humano, com enfoque em personagens característicos, sejam eles reais ou não. 

Pensando nisso, criamos uma lista com os 16 melhores filmes de guerra para que você possa aprender mais sobre história, além de se emocionar com narrativas inspiradoras, de superação e da luta pela vida. 

Além da Linha Vermelha (1998)

alem_da_linha_vermelha

Considerado uma obra-prima do famoso diretor Terrence Malik, “Além da Linha Vermelha” é um ótimo filme de guerra que conta a história de uma tropa americana enviada para combate em plena Segunda Guerra Mundial, na missão de conter o avanço dos japoneses pelo Pacífico. 

O filme aborda principalmente o sentimento dos soldados de guerra, o verdadeiro terror encontrado por eles no campo de batalha, além de tratar de temas como amizade, medo da morte e a perda de amigos. 

Platoon (1986)

Platoono

Platoon é um filme do diretor Oliver Stone, famoso pelas obras JFK – A pergunta que não quer calar (1991) e Wall-Street – Poder e Cobiça (1987). Na história, temos Chris (Charlie Sheen), jovem recruta recém-enviado à Guerra do Vietnã. Idealista e patriota ao extremo, o soldado acredita que sua missão é defender seus país, assim como fizeram seu pai e seu avô. 

No entanto, no decorrer do longa, Chris começa a questionar os motivos que o levaram a escolher esse caminho, à medida que presencia a carnificina causada pela guerra. 

Cartas de Iwo Jima (2007)cartas-iwo-jima

Extremamente tocante e sensível, o filme do diretor Clint Eastwood é um relato sobre o sofrimento de soldados japoneses durante os eventos da Segunda Guerra Mundial, na ilha de Iwo Jima, considerada a última defesa do país.

No longa, o tenente-general do exército imperial japonês, Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), é enviado para a ilha como a última estratégia na luta contra os americanos. Sabendo das poucas chances de vitória, os soldados começam a escrever cartas que contarão seus últimos dias em meio ao terror que viveram no lugar.

Corações de Ferro (2015)

corações-de-ferro

Do diretor David Ayer, o filme conta com um elenco de peso como Brad Pitt, Shea LaBeouf e Logan Leerman. Em “Corações de Ferro”, um grupo de cinco soldados norte-americanos é incumbido de atacar uma tropa nazista na Alemanha durante os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. 

Focado no terror que a guerra carrega, a tripulação está a bordo de um tanque de guerra, o “Fury”, sob o comando do colérico sargento Wardaddy que pretende a todo custo levá-los à vitória.

O Menino do Pijama Listrado (2008)O Menino do Pijama Listrado

Sob a direção de Mark Herman e baseado no romance de John Boyne, o longa relata a descoberta de Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, sobre a realidade em um campo de concentração nazista, durante o episódio do holocausto, na Segunda Guerra Mundial.

Filho de um soldado nazista, o garoto, ao explorar o local, encontra com Shmuel (Jack Scanlon), um outro garoto da sua idade que veste um pijama listrado e que se encontra do outro lado da cerca elétrica. A partir daí, surge uma sincera amizade entre os dois opostos do período do holocausto. 

Túmulo dos Vagalumes (1988)

tumulo-dos-vagalumes

Do premiado Studio Ghibli (A Viagem de Chihiro e Princesa Mononoke), Túmulo dos Vagalumes é um dos filmes mais assistidos do Japão. Na história, conhecemos os irmãos Setsuko e Seita que tentam sobreviver em meio ao caos provocado pela Segunda Guerra Mundial. 

A perda é, sem dúvida, o principal tema do longa. Depois de ter a mãe morta durante um bombardeio causado pelos norte-americanos, os irmãos decidem ir viver com outros parentes, enfrentando a fome, violência e os perigos causados pela guerra.

O Pianista (2002)Filmes sobre a segunda guerra mundial: O pianista

Estrelado pelo vencedor do Oscar de melhor ator Adrien Brody e dirigido pelo premiado diretor Roman Polanski, o filme é um relato de sobrevivência dos judeus poloneses durante os ataques da Segunda Guerra Mundial. 

O personagem principal, o pianista polonês Wladyslaw Szpilman, começa sua jornada de fuga após ver sua família ser levada para os campos de concentração nazistas. Wladyslaw passa a se esconder em prédios destruídos pela cidade na esperança que a guerra termine o quanto antes

Sniper Americano (2014)sniper-americano

Bradley Cooper é Chris Kyle, um exímio atirador das forças especiais da Marinha dos Estados Unidos. Em meio a sua missão na Guerra do Iraque, o soldado recebe a missão de cobrir seus companheiros durante as investidas nos campos de batalha. 

Por ser muito habilidoso com o tiro e pontaria, Chris acaba tendo sua cabeça à prêmio pelos inimigos que buscam a todo custo capturá-lo.

Cavalo de Guerra (2011)

Cavalo de Guerra é um filme sobre a amizade. Com direção do aclamado diretor Steven Spielberg (E.T e Jurassic Park), o longa conta a história de uma família de camponeses que tenta sobreviver do cultivo da terra em uma fazenda alugada. 

Após uma disputa contra o dono da fazenda em um leilão, chefe da família Ted Narracot (Peter Mullan), compra um cavalo que seria usado para função de aragem do solo. Em meio a isso, seu filho Albert (Jeremy Irvine), começa a nutrir uma relação profunda e leal ao animal.

Em seguida, eclode a Primeira Guerra Mundial, na qual Albert é convocado a se juntar ao exército britânico. A partir daí, a narrativa se desenrola para eventos surpreendentes, que mostram sobretudo a força e o poder do companheirismo e da amizade.

Guerra ao Terror (2009)guerra_ao_terror

Dirigido por Kathryn Bigelow, o filme relata o terror vivido por soldados americanos durante a Guerra do Iraque. O longa tem como objetivo apresentar o dia a dia no campo batalha, sob a visão dos militares. 

Somos apresentados ao Esquadrão Anti-bombas e seu comandante Matt Thompson (Guy Pearce) que morre durante uma missão. Após o acontecimento, os soldados da divisão JT Ssanborn (Anthony Mackie) e Owen Eldridge (Brian Geragthy) devem se adaptar ao novo líder que não demonstra nenhuma empatia ou preocupação com as consequências das suas ações em relação à tropa. 

Bastardos Inglórios (2009)

Um filme de Quentin Tarantino, o longa narra as missões de um grupo de judeus norte-americanos, conhecidos como Bastardos, na França, durante a Segunda Guerra Mundial. 

O personagem principal, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é encarregado de reunir uma tropa de soldados judeus para aniquilar o grupo do exército do Terceiro Reich, em uma missão sem volta.

Enquanto isso, somos apresentados à Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent), uma jovem que foge para Pais após presenciar a execução de sua família pelo coronel Hans Landa (Christoph Waltz), também alvo de Aldo. 

Apocalypse Now (1979)

Apocalypse-now

Do aclamado diretor Francis Ford Coppola, o longa conta a história do capitão Willard (Martin Sheen) que é enviado para uma ilha nas remotas selvas do Camboja em busca do paradeiro do comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando). Sua missão: assassinar Kurtz e acabar com seu exército de seguidores fanáticos.

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

resgate-soldado-ryan

O longa conta a história do capitão John Miller (Tom Hanks), incumbido de resgatar o último dos quatro irmãos da família Ryan, aniquilados durante em campo de batalha em meio a Segunda Guerra Mundial. 

No famoso filme do diretor Steven Spielberg, Miller e seu grupo descobrem que o caminho até o soldado ferido é árduo e que para voltarem para casa precisam enfrentar a ameaça das temíveis tropas alemãs. 

Dunkirk (2017)

Filme sobre a segunda guerra mundial: Dunkirk

Aclamado pela crítica especializada, o filme que conta com a direção de Christopher Nolan, relata os acontecimentos da Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque. 

Os soldados britânicos e franceses, aliados à Bélgica, acabam cercados pelas tropas alemãs durante o confronto. Em busca pela sobrevivência, a narrativa é contada por meio de três momentos díspares, sendo em confrontos por terra, mar e ar. 

O Elenco conta com a participação de Tom Hardy, Mark Rylance e Fionn Whitehead que tentam a todo custo escapar da emboscada. 

A Lista de Schindler (1993)

Filme sobre a segunda guerra mundial: A Lista de Schindler

Em meio ao Nazismo, o empresário Oskar Schindler (Liam Neeson) decide empregar judeus para trabalhar em sua indústria, evitando que os mesmos sejam enviados aos campos de concentração. A figura de Schindler é representado sob a forma de um “soldado sem exército”, pois o mesmo se arriscava para tentar salvar o máximo de pessoas. 

O filme foi aclamado por especialistas e pelo público em geral, tendo levado para casa sete Oscars e três Globos de Ouro. Estrelado por Liam Neeson, sob a direção de Steven Spielberg, o longa está na lista dos maiores clássicos do cinema. 

A Vida É Bela (1997)

a-vida-e-bela

O longa “A Vida É Bela”, do diretor Roberto Benigni, é um grande clássico dos filmes com temática de guerra. Ao lidar com assuntos como a inocência em meio à guerra, o filme conta a história do judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué, após terem sido levados para um campo de concentração nazista.

Sem dizer ao garoto os reais objetivos do campo de concentração, Guido faz com o que o filho acredite que estão em uma brincadeira e que é preciso jogar para sair dali, na intenção de protegê-lo dos verdadeiros horrores do lugar.

Veja também: 12 Melhores Filmes de Guerra da Netflix

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.